Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > Maio > Programa Via Legal destaca os julgamentos históricos que fazem parte dos 50 anos da Justiça Federal

Notícias

Programa Via Legal destaca os julgamentos históricos que fazem parte dos 50 anos da Justiça Federal

por publicado: 10/05/2016 16h19 última modificação: 11/05/2016 10h57
Entre as decisões, estão a que proibiu o fumo dentro de aviões e a que garantiu indenização a milhares de vítimas da Talidomida

             Nesta edição, o Via Legal relembra decisões históricas da Justiça Federal, que neste mês completa 50 anos. Vamos rever reportagens com sentenças dos cinco Tribunais Regionais Federais que mudaram a vida de milhares de brasileiros.

 Do sul do país, a gente destaca três julgamentos que tiveram impacto nos hábitos e costumes de uma geração. Nos dias de hoje é até difícil imaginar, mas fumar dentro do avião, já foi permitido. A proibição só veio, depois da análise de um processo pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região. Relembramos também a decisão que permitiu o uso de imagens sobre as consequências do fumo, em carteiras de cigarro. O repórter Marcelo Magalhães mostra ainda, como está hoje a situação da caça no Rio Grande do Sul. A prática deixou de ser autorizada por determinação judicial.

             Nem sempre uma investigação segue o caminho convencional. Dependendo da complexidade dos fatos e do envolvimento das pessoas na apuração, o caso pode ser transferido da esfera estadual para federal. O primeiro caso de federalização no país, foi do assassinato do advogado Manoel Matos, no sul da Paraíba. Com isso, o crime passou a ser apurado pela Polícia Federal e a competência para julgar o processo passou a ser da Justiça Federal.

 Uma decisão que virou documentário e foi parar na tela do cinema.  Um remédio, com derivados da maconha, que deu qualidade de vida à pequena Anny, portadora de uma doença rara. O Via Legal relembra a sentença que permitiu o fornecimento do Canabidiol, medicação proibida no Brasil. Depois do julgamento pela Justiça Federal, em Brasília, outras crianças em todo o país, também passaram a ter direito ao tratamento.

         Do Rio de Janeiro, vamos rever a reportagem que mostra a luta do menino Jony. Portador de uma doença incurável, os pais da criança buscaram na Justiça o direito a uma espécie de aposentadoria. Apesar da renda da família ultrapassar o limite permitido por lei para receber o benefício, tanto o juiz federal que analisou o caso, como o procurador do INSS ficaram sensibilizados pela situação do garoto e concederam o amparo assistencial.

        O Via Legal relembra ainda o julgamento feito pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região, que determinou o pagamento de indenização a milhares de vítimas da Talidomida. O remédio, dos anos 50, usado para enjoo na gravidez, causou má formação nos fetos e problemas para a vida toda.

           O Via Legal é exibido nas TVs Cultura, Justiça, Brasil, além de outras 25 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela internet: www.youtube.com/programavialegal e www.youtube.com/cjf.

 

HORÁRIOS DE EXIBIÇÃO

 

TV JUSTIÇA

 

11 de Maio – quarta-feira 21h30

13 de Maio - sexta -11h30

15 de Maio - domingo 17h30

17 de Maio – terça-feira 22h30

 

TV CULTURA

15 de Maio - domingo 6h30  

 

TV BRASIL

(Brasília – canal 02)

15 de Maio – domingo 6h