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Curso de Avaliação de Controles Internos

publicado 29/07/2016 19h45, última modificação 29/07/2016 19h45
Quando 01/07/2013 a 08h30 03/07/2013 a 18h30 a
Onde Conselho da Justiça Federal
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Telefone do Contato (61) 3022-7240
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Período de inscrição: 11 a 20/6/2013.
Período do curso:
1º/7/2013 a 3/7/2013.
Horário:
8h30 às 12h30 e de 14h30 às 18h30.
Local:
Auditório da Biblioteca do Conselho da Justiça Federal – SCES Trecho III, Polo 8, Lote 9 - Brasília/DF.
Realização:
Conselho da Justiça Federal.
Modalidade:
presencial.
Clientela/Vagas:
são 34 vagas, sendo 14 para os servidores da Secretaria de Controle Interno/CJF e quatro vagas para cada Tribunal Regional Federal, num total de 20 vagas.
Carga horária:
24 horas/aula.


Objetivo Geral
Apresentar conceitos, requisitos e principais ferramentas para implementação e avaliação de controles internos, considerando os avanços mais recentes e significativos na matéria, com vistas a prover aos gestores, às unidades de auditoria interna e aos órgãos de controle interno de uma metodologia para avaliar o funcionamento do sistema de controle interno.


Objetivos Específicos:

Ao final de cada aula abaixo, o participante teve que:

Aula 1 - Introdução

- conceituar riscos;

- definir controles internos;

- diferenciar controle interno de auditoria interna;

- classificar controles internos, de acordo com a função, o nível de abrangência e o momento da aplicação;

- diferenciar os papéis e as responsabilidades em relação a estabelecer, manter, avaliar, monitorar e aperfeiçoar controles internos; e

- identificar a relação da avaliação de controles internos com a melhoria da governança e extensão e alcance de auditorias.

 

Aula 2 – Modelos de Referência para Controles Internos

- diferenciar os modelos de referência e as regulamentações de controle interno reconhecidos internacionalmente;

- identificar os elementos de um sistema de controle interno eficaz; e

- definir critérios para compor uma estrutura de controle interno, a partir dos modelos de referência estudados, para servir de base para avaliação do controle interno em nível de entidade.

 

Aula 3 – Avaliação de Controle Interno em nível de entidade

- planejar avaliações de controle interno em nível de entidade;

- executar avaliações de controle interno em nível de entidade; e

- relatar avaliações de controle interno em nível de entidade.

 

Aula 4 – Avaliação de Controle Interno em nível de atividades

- planejar avaliações de controle interno em nível de atividades, processos ou operações específicos;

- executar avaliações de controle interno em nível de atividades, processos ou operações específicos; e

- relatar avaliações de controle interno em nível de atividades, processos ou operações específicos.


Conteúdo programático

  1. Sensibilização para gestores (na primeira manhã do curso), consiste em palestra abordando os seguintes temas:
  • Relação de accountability
  • Papel do gestor e da auditoria nas relações de accountability
  • Controle e interno x Auditoria interna
  • Responsabilidades dos gestores e da auditoria em relação ao controle interno
  • Paradigma atual e perspectivas em relação à governança, gestão de riscos e controle interno (PLS 229/2009, Metas do CNJ, Papel indutor do TCU).

 
2.     
Aula 1 – Introdução

  • Conceitos Básicos
  • Conceitos de Risco
  • Definições de Controle Interno
  • . Diferenciação entre Controle Interno e Auditoria Interna
  • Papéis e responsabilidades
  • Classificações de controles internos
  • Classificação quanto à função
  • Classificação quanto ao momento de aplicação
  • Classificação quanto ao nível de abrangência
  • O processo de Controle Interno e suas limitações
  • Processo integrado
  • Processo executado por pessoas
  • Controle interno auxilia o alcance de objetivos
  • Controle interno oferece segurança razoável, não absoluta
  • Limitações à eficácia do Controle Interno
  • Custo versus Benefícios
  • Erros de julgamento
  • Falhas e colapsos
  • Conluio
  • Burla de gestores
  • Avaliação de controles internos
  • O que significa e quem deve avaliar controles internos
  • Por que avaliar controles internos

 
3.     
Aula 2 – Modelos de Referência para Controle Interno

  • Modelos de referência reconhecidos
  • O modelo COSO I (INTOSAI GOV 9100/2004)
  • O modelo COSO II (INTOSAI GOV 9130/2007)
  • Outros modelos e regulamentações
  • Elementos de um sistema de controle interno eficaz
  • Objetivos
  • Objetos
  • Componentes
  • Ambiente interno
  • Fixação de objetivos
  • Identificação de eventos
  • Avaliação de riscos
  • Resposta a riscos
  • Atividades de controle
  • Informação e comunicação
  • Monitoramento

 
4.     
Aula 3 – Avaliação do Controle Interno em Nível de Entidade

  • Visão geral do processo de avaliação
  • Metodologia de avaliação
  • Planejamento
  • Levantamento prévio
  • Definição ou revisão da estrutura de controle
  • Desenvolvimento dos instrumentos de avaliação
  • Execução
  • Testes de controle
  • Desenvolvimento das constatações
  • Comunicação dos resultados
  • Meio de comunicação
  • Quem deve ser comunicado
  • Estrutura e conteúdo do relatório
  • Acompanhamento (follow-up)

 
5.     
Aula 4 – Avaliação do Controle Interno em Nível de Atividades

  • Introdução
  • Processos organizacionais
  • Visão sistêmica de um processo
  • Tipos de atividades contidas em processos
  • Categorias de processos
  • Modelos de representação de processos
  • Metodologia de avaliação
  • Planejamento
  • Levantamento e documentação do processo
  • Validação do processo
  •  Identificação de objetivos, riscos e controles
  • Planejamento de testes de controle
  • Execução
  • Testes de controle
  • Desenvolvimento das constatações
  • Comunicação de resultados
  • Acompanhamento (follow-up)



Instrutor
Salvatore Palumbo é graduado em Engenharia Mecânica-Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA, 1988), Pós-graduado em Gestão do Conhecimento e Inteligência Empresarial (PUC-PR, 2003) e em Gestão Estratégica de Pessoas pela Fundação Instituto de Administração (FIA, 2007), é Auditor Federal de Controle Externo do TCU desde 1995. Atualmente trabalha na Secretaria de Métodos Aplicados e Suporte à Auditoria realizando auditorias operacionais em Educação e Saúde e desenvolvendo e aplicando métodos de avaliação da gestão de riscos e controles internos e é professor e palestrante do ISC/TCU em cursos de formação de auditores federais e outros cursos ligados à gestão pública e à auditoria governamental da administração pública. Ministrou cursos na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Trabalhou entre 1996 e 2010 no Instituto Serzedello Corrêa (ISC) com seleção e capacitação de pessoal. Coordenou a implantação do modelo de gestão por competências no TCU. Foi Diretor-Geral do ISC no biênio 2001-2 e foi Premiado em segundo lugar no Prêmio Serzedello Corrêa - 2005 com a monografia “Um modelo de gestão do conhecimento e da inteligência organizacional adequado às estratégias do Tribunal de Contas da União”.  Possui experiência profissional anterior na Secretaria da Receita Federal e como professor universitário. Os cursos e palestras mais recentes ministrados no TCU incluem os temas: Uso de Técnicas de Entrevistas em Auditorias Operacionais e Avaliação da Gestão de Riscos na Administração Pública.


Metodologia
Exposição ativo-participativa com utilização de apresentação em power point, quadro branco, projetor multimídia e computador, apresentação de estudos de casos e realização de exercícios práticos, individuais e em grupo.


Certificado
Ao participante que frequentou, no mínimo, cinco  dos seis períodos do curso (compreendidos em manhã e tarde), foi emitido o certificado do Conselho da Justiça Federal/Centro de Estudos Judiciários.

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