Você está aqui: Página Inicial > Corregedoria da Justiça Federal > Centro de Estudos Judiciários > Cursos e Eventos > Cursos Presenciais > 2013 > Programa de Estudos em Língua Portuguesa – Redação Oficial

Programa de Estudos em Língua Portuguesa – Redação Oficial

publicado 29/07/2016 19h45, última modificação 22/08/2016 16h18
Quando 03/09/2013 a 08h00 28/10/2013 a 17h00 a
Onde Conselho da Justiça Federal – Sala de Aula 6/7
Nome do Contato
Telefone do Contato (61) 3022-7240
Adicionar evento ao calendário vCal
iCal

Período de Inscrição:
Turma 1: 9 a 28/8/2013.
Turma 2: 11/9 a 02/10/2013
Período:
Turma 1 – 3 a 24/9/2013 as terças e quintas-feiras, das 14h às 17h (turno vespertino).
Turma 2 – 7 a 28/10/2013, às segundas e quartas-feiras, das 9h às 12h (turno matutino).

Horário: 3 h/a durante 6 dias e 4 h/a um dia.
Carga horária: 22 horas/aula.
Local: Conselho da Justiça Federal.
Realização: Conselho da Justiça Federal.
Clientela/Vagas: 25 vagas (cada Turma) para servidores do Conselho da Justiça Federal que lidam com a matéria.


Objetivo
O curso a ser ministrado como parte do Programa de Estudos em Língua Portuguesa - Redação Oficial tem como objetivo revisar e aprofundar conceitos relativos ao uso de Língua Portuguesa segundo o padrão normativo tradicional e desenvolver habilidades de produção textos do gênero Redação Oficial, com base na proposta do Decreto n. 4.176, de 28 de março de 2002.


Conteúdo programático
O programa objetiva oferecer oficinas de leitura, compreensão e produção de textos do gênero oficial. Para tanto, abordou os seguintes tópicos:
· Conceito de texto e de textualidade.
· Tipologia textual.
· Mecanismos de coesão e de coerência textual.
· Erro e hipercorreção.
· Qualidades do texto: clareza, concisão e correção linguística.
· Concordância Verbal.
· Concordância Nominal.
· Regência Verbal.
· Regência Nominal.
· Ocorrência de crase.
· Decreto n. 4.176, de 28 de março de 2002.
· Emprego dos principais sinais de pontuação - vírgula, travessões, parênteses, dois-pontos, ponto e vírgula.
· Emprego dos Pronomes.
· Colocação dos Pronomes.


Instrutoras:
A Professora Doutora Janaína de Aquino Ferraz é Diretora do Centro Interdisciplinar de Formação Continuada (INTERFOCO) do Decanato de Extensão da Universidade de Brasília e Professora da Licenciatura em Letras Português do Brasil como Segundo Língua do Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (LIP) da UnB. É membro da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN), do Grupo de Estudos de Linguística do Centro-Oeste (GELCO) e da Associação Latinoamericana de Estudos do Discurso (ALED). Engajada em novas tendências de ensino, tem larga experiência na modalidade de ensino presencial e a distância, desenvolvendo disciplinas, materiais didáticos e supervisionando equipes de tutores da graduação em Letras Português EaD da UnB e em cursos de
aperfeiçoamento em órgãos públicos oferecidos regularmente pelo Centro de Ensino a Distância (CEAD/UnB). Além das atividades de ensino, é pesquisadora na área de Análise de Discurso Crítica e orienta alunos de graduação em projetos de pesquisa para o ensino de português como segunda língua. Autora de artigos e de livros na área de Análise de Discurso Crítica com ênfase nos seguintes temas: multimodalidade, ensino de segunda língua, ideologia e identidade.


A Professora Francisca Cordelia Oliveira da Silva é doutora e mestre em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) da Universidade de Brasília, na área de concentração “Linguagem e Sociedade”. Atua como Professora Adjunta do Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (LIP) da UnB, ministrando aulas de Leitura e Produção de Texto e de Português Instrumental, além de desempenhar atividades de autora e de
supervisora de disciplinas da Licenciatura em Letras EaD da UnB. Desenvolve pesquisas em Análise de Discurso Crítica, em Prática e Produção de Textos e em Avaliação em Língua Portuguesa. Possui ainda larga experiência em avaliações em larga escala, na elaboração e na revisão de itens de Língua Portuguesa/Linguagens e Códigos, habilidades desenvolvidas durante quatro anos de atuação como Pesquisadora-Tecnologista no Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Além disso, é membro do Centro de Pesquisa em Análise de Discurso Crítica (CEPADIC), da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN), do Grupo de Estudos de Linguística do Centro-Oeste (GELCO) e da Associação Latinoamericana de Estudos do Discurso (ALED).


Certificado
Foi emitido certificado do Conselho da Justiça Federal/Centro de Estudos Judiciários ao participante que frequentou 6 dos 7 períodos do curso.


Inscrição
A confirmação da pré-inscrição foi enviada para o e-mail fornecido na ficha de pré-inscrição.

registrado em: