Você está aqui: Página Inicial > Corregedoria da Justiça Federal > Centro de Estudos Judiciários > Cursos e Eventos > EaD > 2011 > Teoria e Prática da Docência Online - Turmas 1 e 2

Teoria e Prática da Docência Online - Turmas 1 e 2

publicado 14/06/2016 09h37, última modificação 14/06/2016 09h37
Quando 16/08/2011 a 00h00 21/10/2011 a 00h00 a
Onde Plataforma de EaD do Conselho da Justiça Federal
Nome do Contato
Telefone do Contato (61) 3022-7247
Adicionar evento ao calendário vCal
iCal

Modalidade: EaD - on-line.

Carga horária: 35 horas/aula.

Realização: 

Número de turmas: 2.

Vagas: 80 (40 por turma). 

Público-alvo: Magistrados e servidores da Justiça Federal. 

Período de inscrição: 1 a 5/8/2011 (Turma 1); 1 a 5/9/2011 (Turma 2).

Período de realização da Turma 1: 16/8 a 11/9/2011.

Período de realização da Turma 2: 19/9 a 21/10/2011.

Local: Plataforma Moodle do CJF.


Pré-requisitos para participar do curso:

1 – Conhecimentos prévios:

Saber utilizar e-mail, navegação na internet e edição de textos no Word.

2 - Recursos técnicos indispensáveis:

- acesso à internet através de conexão discada ou a cabo;

- programa cliente de emails;

- média player instalados e caixa de som;

- Plugin do Flash 9.0 ou superior;

- Leitor de textos para PDF;

- Internet Explorer e Mozila Firefox (para melhor visualização do AVA).


Inscrições

A ficha de inscrição foi encaminhada ao público-alvo (magistrados e servidores da Justiça Federal).


Objetivo geral

Exercer a função de tutores em cursos a distância, demonstrando habilidade para sintetizar discussões nos fóruns, incentivar os alunos a participar, por meio de provocações e questionamentos, além de atuar valorizando o conhecimento/experiência prévia dos estudantes.


Objetivo específico

Ambientação: Saber utilizar os recursos/ferramentas disponíveis no Moodle para a realização da tutoria.
Promover a colaboração e o aprendizado social por meio da EAD.
Módulo I: Conhecer os principais conceitos sobre educação a distância: definição; características e histórico.
Conhecer os princípios da Andragogia – teoria de ensino-aprendizagem de adultos.
Identificar os papéis assumidos pelos professores e estudantes em cursos na modalidade a distância: características e posturas.
Módulo II: Reconhecer os tipos de tutoria existentes de acordo com os objetivos do curso, se mais reativa ou ativa.
Módulo III: Ser capaz de realizar intervenções pedagógicas, aplicar a técnica da “costura textual”, alinhavando as diversas falas/pontos de vista em uma discussão; construir um plano de curso e de tutoria.


    Conteúdo programático:

      Ambientação
      - Apresentação do ambiente virtual de aprendizagem - Moodle:
      - Ambiente de Trabalho
      - Alterando Perfil
      - Navegando no Curso
      - Enviando Mensagem
      - Participando do Fórum
      - Participando do CHAT
      Módulo I – Introdução à EaD
      - Introdução à EAD
      - O que é Educação a Distância
      - História da EAD
      - Conceito de andragogia e suas implicações
      Módulo II – Aprendizagem e Tutoria
      - Aprendizagem e tutoria
      - Interesse, necessidade, experiência, motivação
      - Depoimentos
      - Dificuldades e atitudes do professor online
      - Estratégias de aprendizado para a Docência on-line
      Módulo III – Tutoria na prática
      - Tutoria na prática
      - A construção cooperativa do conhecimento e suas dificuldades nos fóruns de discussão na aprendizagem em rede
      - Costura
      - Intervenções pedagógicas
      - Plano de curso
      - Plano de tutoria


      Tutoria

      Ritze Pereira Ferraz da Costa - especialista em Educação a Distância – SENAC MG - 2008 e Bacharel em Ciências biológicas – Universidade Metodista Isabela Hendrix - 1982. Vivência profissional de 9 anos na área de coordenação de cursos a distância, mídias para educação e projetos pedagógicos para web no TRE-MG, TRT 8ª e CNJ. Atualmente trabalha na Seção de Gestão do Conhecimento do TRE-MG com conteúdos para web: coordenação de cursos, produção de conteúdo, elaboração de design instrucional, conversão de conteúdos para treinamentos a distância, vídeos, intranet, objetos de aprendizagem e formação de tutores. Atua em projetos de EAD, instrutoria, formação de docentes e tutoria desde 2002. Foi responsável pela implementação da EAD do TRE-MG. Participou de cursos de extensão na área de gestão do conhecimento e gestão de pessoas. É instrutora da 1ª geração do TRT 8ª e do CNJ.


      Créditos do curso

      Curso cedido pelo TRE/MG e desenvolvido pela professora Ritze Pereira Ferraz da Costa, servidora do quadro efetivo do TRE/MG e especialista em Educação a Distância.


      Metodologia/Estratégias de aprendizagem

      O curso foi realizado no modelo a distância, via Web, com apoio tutorial (via fórum de discussão), conforme a seguinte estratégia de aprendizagem:
      Cada módulo dispôs de:
      - fóruns de discussão, diário e esclarecimentos de dúvidas
      - vídeos e textos complementares
      Independente do formato escolhido, o estudo de cada módulo será complementado por:
      - realização de atividades avaliativas;
      - participação em debates e esclarecimento de dúvidas em relação aos conteúdos do módulo, via fórum.
      O conteúdo do curso estava disponível para os participantes até o final do programa. Desta forma, os profissionais da Justiça Federal tiveram a sua disposição todo o conteúdo temático para consulta.

      O tutor  utilizou-se de estratégias no sentido de despertar no aluno o interesse pela modalidade de capacitação on-line utilizando-se da tecnologia para fomentar um aprendizado mais rico e evolutivo com novas formas de aprender, novos métodos de ensinar, novas formas de produzir, armazenar e distribuir o conhecimento, valorizando a solução de problemas e a troca de experiências entre os alunos, uma experiência de aprendizagem transformadora baseada nas proposições Palloff (2002, p.159-161).


      Sistemas de Avaliação

      A avaliação foi formativa e realizada no decorrer do curso. A avaliação formativa não procura meramente corrigir os erros, mas compreender suas ocorrências e causas, possibilitando ações pedagógicas consistentes, visando auxiliar a aprendizagem. Para Perrenoud: Quando um artesão modela um objeto, não deixa de observa o resultado para ajustar seus gestos e, se preciso for, “corrigir o alvo”, expressão comum que designa uma faculdade humana universal: a arte de conduzir a ação pelo olhar, em função de seus resultados provisórios e dos obstáculos encontrados. Cada professor dispõe dela, como todo mundo. Ela se dirige, porém, a um grupo e regula sua ação em função de sua dinâmica de conjunto, do nível global e da distribuição dos resultados, mais do que das trajetórias de cada aluno. A avaliação formativa introduz uma ruptura porque propõe deslocar essa regulação ao nível das aprendizagens e individualizá-la (1999, p.15). 

      As participações nos fóruns de discussão foram avaliadas. Como atividade final de aprendizagem foi proposto um estudo de caso.  Os fóruns e a atividade final foram avaliados, conforme disposto abaixo.

      Grade de correção utilizada pelo instrutor na avaliação da atividade: estudo de caso e plano de curso.

      Forma

      0 a 20 pontos

      Estrutura

      O texto apresenta introdução/justificativa, desenvolvimento e conclusão.

      0

      4

      5

      Clareza

      As ideias são apresentadas de forma clara, sem incoerências.

      0

      4

      5

      Conteúdo

      0 a 30 pontos

      Linha de raciocínio

      O trabalho segue uma linha de raciocínio lógico-argumentativa definida.

      0

      4

      5

      Coerência com as orientações

      O trabalho responde às questões propostas pelo enunciado da atividade.

      0

      4

      5

      Embasamento no conteúdo

      A argumentação é sustentada por temas presentes no conteúdo da disciplina e eventuais debates.

      0

       4

       

      5

       

      Prazo

      0 a 10 pontos

      A atividade foi publicada no ambiente de aprendizagem no prazo proposto

      0

      4

      5

       

      0

      24

      50

       

      Grade de correção utilizada pela instrutora na avaliação da atividade: fórum de discussão – foram distribuídos 10 pontos por fórum – o curso possuiu 4 fóruns.

      Forma

      0 a 3 pontos

      Clareza

      As ideias são apresentadas de forma clara, sem incoerências.

      0

      1

      2

      Relacionamento com o grupo

      Capacidade de interagir com pessoas com características, ideias e opiniões diferentes e contribuir para o aprendizado do grupo sem conflitos.

      0

      0,5

      1

      Conteúdo

      0 a 4 pontos

      Linha de raciocínio

      A participação segue uma linha de raciocínio lógico-argumentativa definida.

      0

      1,5

      2

      Coerência com as orientações

      A participação responde às questões propostas pelo enunciado da atividade.

      0

      0,5

      1

      Embasamento no conteúdo

      A argumentação é sustentada por temas presentes no conteúdo da disciplina e eventuais debates.

      0

      0,5

       

      1

       

      Prazo

      0 a 3 pontos

      A atividade foi publicada no ambiente de aprendizagem no prazo proposto

      0

      2

      3

       

      0

      6

      10

       

      Distribuição de pontos – avaliação formativa

      Estudo de caso

      0

      (caso de não realização)

      24

      30

      Plano de curso e plano de tutoria

       

      24

      30

      Fórum: A importância da colaboração em ambientes virtuais de aprendizagem – fórum de discussão.

      0

      6

      10

      Fórum: O que move o mundo são as perguntas

       

      0

      6

      10

      Fórum: Estratégias de aprendizado para a Docência on-line

       

      0

      6

      10

      Fórum: Intervenções Pedagógicas

       

      0

      6

      10

      Pontuação mínima e máxima

       

      72

      100

       Foram aprovados os alunos que alcançaram 70% de aproveitamento.

       Avaliação de reação

      Ao final do curso, foi aplicada avaliação de reação que forneceu subsídios para o aperfeiçoamento dos próximos cursos. O relatório de avaliação de reação apresentou a menção de reação e da atitude dos alunos frente a alguns aspectos do curso, tais como: desempenho do participante e da tutora, planejamento do curso, espaços de interação e aplicabilidade no trabalho.


      Certificação

      O participante que concluiu o curso com aproveitamento, recebeu o certificado expedido pelo Conselho da Justiça Federal/Centro de Estudos Judiciários.

      registrado em: