Teoria e Prática da Docência Online - Turmas 1 e 2
Quando |
16/08/2011
a
00h00
21/10/2011
a
00h00
a |
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Onde | Plataforma de EaD do Conselho da Justiça Federal |
Nome do Contato | Deyst Deysther Ferreira de Carvalho Caldas |
Telefone do Contato | (61) 3022-7247 |
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Modalidade: EaD - on-line.
Carga horária: 35 horas/aula.
Realização:
Número de turmas: 2.
Vagas: 80 (40 por turma).
Público-alvo: Magistrados e servidores da Justiça Federal.
Período de inscrição: 1 a 5/8/2011 (Turma 1); 1 a 5/9/2011 (Turma 2).
Período de realização da Turma 1: 16/8 a 11/9/2011.
Período de realização da Turma 2: 19/9 a 21/10/2011.
Local: Plataforma Moodle do CJF.
Pré-requisitos para participar do curso:
1 – Conhecimentos prévios:
Saber utilizar e-mail, navegação na internet e edição de textos no Word.
2 - Recursos técnicos indispensáveis:
- acesso à internet através de conexão discada ou a cabo;
- programa cliente de emails;
- média player instalados e caixa de som;
- Plugin do Flash 9.0 ou superior;
- Leitor de textos para PDF;
- Internet Explorer e Mozila Firefox (para melhor visualização do AVA).
Inscrições
A ficha de inscrição foi encaminhada ao público-alvo (magistrados e servidores da Justiça Federal).
Objetivo geral
Exercer a função de tutores em cursos a distância, demonstrando habilidade para sintetizar discussões nos fóruns, incentivar os alunos a participar, por meio de provocações e questionamentos, além de atuar valorizando o conhecimento/experiência prévia dos estudantes.
Objetivo específico
Ambientação: Saber utilizar os recursos/ferramentas disponíveis no Moodle para a realização da tutoria.
Promover a colaboração e o aprendizado social por meio da EAD.
Módulo I: Conhecer os principais conceitos sobre educação a distância: definição; características e histórico.
Conhecer os princípios da Andragogia – teoria de ensino-aprendizagem de adultos.
Identificar os papéis assumidos pelos professores e estudantes em cursos na modalidade a distância: características e posturas.
Módulo II: Reconhecer os tipos de tutoria existentes de acordo com os objetivos do curso, se mais reativa ou ativa.
Módulo III: Ser capaz de realizar intervenções pedagógicas, aplicar a técnica da “costura textual”, alinhavando as diversas falas/pontos de vista em uma discussão; construir um plano de curso e de tutoria.
Conteúdo programático:
Ambientação
- Apresentação do ambiente virtual de aprendizagem - Moodle:
- Ambiente de Trabalho
- Alterando Perfil
- Navegando no Curso
- Enviando Mensagem
- Participando do Fórum
- Participando do CHAT
Módulo I – Introdução à EaD
- Introdução à EAD
- O que é Educação a Distância
- História da EAD
- Conceito de andragogia e suas implicações
Módulo II – Aprendizagem e Tutoria
- Aprendizagem e tutoria
- Interesse, necessidade, experiência, motivação
- Depoimentos
- Dificuldades e atitudes do professor online
- Estratégias de aprendizado para a Docência on-line
Módulo III – Tutoria na prática
- Tutoria na prática
- A construção cooperativa do conhecimento e suas dificuldades nos fóruns de discussão na aprendizagem em rede
- Costura
- Intervenções pedagógicas
- Plano de curso
- Plano de tutoria
Tutoria
Ritze Pereira Ferraz da Costa - especialista em Educação a Distância – SENAC MG - 2008 e Bacharel em Ciências biológicas – Universidade Metodista Isabela Hendrix - 1982. Vivência profissional de 9 anos na área de coordenação de cursos a distância, mídias para educação e projetos pedagógicos para web no TRE-MG, TRT 8ª e CNJ. Atualmente trabalha na Seção de Gestão do Conhecimento do TRE-MG com conteúdos para web: coordenação de cursos, produção de conteúdo, elaboração de design instrucional, conversão de conteúdos para treinamentos a distância, vídeos, intranet, objetos de aprendizagem e formação de tutores. Atua em projetos de EAD, instrutoria, formação de docentes e tutoria desde 2002. Foi responsável pela implementação da EAD do TRE-MG. Participou de cursos de extensão na área de gestão do conhecimento e gestão de pessoas. É instrutora da 1ª geração do TRT 8ª e do CNJ.
Créditos do curso
Curso cedido pelo TRE/MG e desenvolvido pela professora Ritze Pereira Ferraz da Costa, servidora do quadro efetivo do TRE/MG e especialista em Educação a Distância.
Metodologia/Estratégias de aprendizagem
O curso foi realizado no modelo a distância, via Web, com apoio tutorial (via fórum de discussão), conforme a seguinte estratégia de aprendizagem:
Cada módulo dispôs de:
- fóruns de discussão, diário e esclarecimentos de dúvidas
- vídeos e textos complementares
Independente do formato escolhido, o estudo de cada módulo será complementado por:
- realização de atividades avaliativas;
- participação em debates e esclarecimento de dúvidas em relação aos conteúdos do módulo, via fórum.
O conteúdo do curso estava disponível para os participantes até o final do programa. Desta forma, os profissionais da Justiça Federal tiveram a sua disposição todo o conteúdo temático para consulta.
O tutor utilizou-se de estratégias no sentido de despertar no aluno o interesse pela modalidade de capacitação on-line utilizando-se da tecnologia para fomentar um aprendizado mais rico e evolutivo com novas formas de aprender, novos métodos de ensinar, novas formas de produzir, armazenar e distribuir o conhecimento, valorizando a solução de problemas e a troca de experiências entre os alunos, uma experiência de aprendizagem transformadora baseada nas proposições Palloff (2002, p.159-161).
Sistemas de Avaliação
A avaliação foi formativa e realizada no decorrer do curso. A avaliação formativa não procura meramente corrigir os erros, mas compreender suas ocorrências e causas, possibilitando ações pedagógicas consistentes, visando auxiliar a aprendizagem. Para Perrenoud: Quando um artesão modela um objeto, não deixa de observa o resultado para ajustar seus gestos e, se preciso for, “corrigir o alvo”, expressão comum que designa uma faculdade humana universal: a arte de conduzir a ação pelo olhar, em função de seus resultados provisórios e dos obstáculos encontrados. Cada professor dispõe dela, como todo mundo. Ela se dirige, porém, a um grupo e regula sua ação em função de sua dinâmica de conjunto, do nível global e da distribuição dos resultados, mais do que das trajetórias de cada aluno. A avaliação formativa introduz uma ruptura porque propõe deslocar essa regulação ao nível das aprendizagens e individualizá-la (1999, p.15).
As participações nos fóruns de discussão foram avaliadas. Como atividade final de aprendizagem foi proposto um estudo de caso. Os fóruns e a atividade final foram avaliados, conforme disposto abaixo.
Grade de correção utilizada pelo instrutor na avaliação da atividade: estudo de caso e plano de curso.
Forma |
0 a 20 pontos |
||
Estrutura
O texto apresenta introdução/justificativa, desenvolvimento e conclusão. |
0 |
4 |
5 |
Clareza As ideias são apresentadas de forma clara, sem incoerências. |
0 |
4 |
5 |
Conteúdo |
0 a 30 pontos |
||
Linha de raciocínio O trabalho segue uma linha de raciocínio lógico-argumentativa definida. |
0 |
4 |
5 |
Coerência com as orientações O trabalho responde às questões propostas pelo enunciado da atividade. |
0 |
4 |
5 |
Embasamento no conteúdo A argumentação é sustentada por temas presentes no conteúdo da disciplina e eventuais debates. |
0 |
4
|
5
|
Prazo |
0 a 10 pontos |
||
A atividade foi publicada no ambiente de aprendizagem no prazo proposto |
0 |
4 |
5 |
|
0 |
24 |
50 |
Grade de correção utilizada pela instrutora na avaliação da atividade: fórum de discussão – foram distribuídos 10 pontos por fórum – o curso possuiu 4 fóruns.
Forma |
0 a 3 pontos |
||
Clareza As ideias são apresentadas de forma clara, sem incoerências. |
0 |
1 |
2 |
Relacionamento com o grupo Capacidade de interagir com pessoas com características, ideias e opiniões diferentes e contribuir para o aprendizado do grupo sem conflitos. |
0 |
0,5 |
1 |
Conteúdo |
0 a 4 pontos |
||
Linha de raciocínio A participação segue uma linha de raciocínio lógico-argumentativa definida. |
0 |
1,5 |
2 |
Coerência com as orientações A participação responde às questões propostas pelo enunciado da atividade. |
0 |
0,5 |
1 |
Embasamento no conteúdo A argumentação é sustentada por temas presentes no conteúdo da disciplina e eventuais debates. |
0 |
0,5
|
1
|
Prazo |
0 a 3 pontos |
||
A atividade foi publicada no ambiente de aprendizagem no prazo proposto |
0 |
2 |
3 |
|
0 |
6 |
10 |
Distribuição de pontos – avaliação formativa |
|||
Estudo de caso |
0 (caso de não realização) |
24 |
30 |
Plano de curso e plano de tutoria |
|
24 |
30 |
Fórum: A importância da colaboração em ambientes virtuais de aprendizagem – fórum de discussão. |
0 |
6 |
10 |
Fórum: O que move o mundo são as perguntas
|
0 |
6 |
10 |
Fórum: Estratégias de aprendizado para a Docência on-line
|
0 |
6 |
10 |
Fórum: Intervenções Pedagógicas
|
0 |
6 |
10 |
Pontuação mínima e máxima |
|
72 |
100 |
Foram aprovados os alunos que alcançaram 70% de aproveitamento.
Avaliação de reação
Ao final do curso, foi aplicada avaliação de reação que forneceu subsídios para o aperfeiçoamento dos próximos cursos. O relatório de avaliação de reação apresentou a menção de reação e da atitude dos alunos frente a alguns aspectos do curso, tais como: desempenho do participante e da tutora, planejamento do curso, espaços de interação e aplicabilidade no trabalho.
Certificação
O participante que concluiu o curso com aproveitamento, recebeu o certificado expedido pelo Conselho da Justiça Federal/Centro de Estudos Judiciários.