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Curso Avaliação de Controles Internos

publicado 04/04/2016 15h14, última modificação 06/06/2016 11h41
Quando 16/09/2013 a 00h00 29/10/2013 a 00h00 a
Onde plataforma Moodle do Conselho da Justiça Federal
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Modalidade: EaD - online 

Carga horária: 50 horas/aula.

Realização: 

Número de turmas: 1.

Vagas: 30 vagas para servidores lotados nas unidades de controle interno da Justiça Federal.

Publico-alvo: servidores lotados nas unidades de controle interno dos tribunais e conselhos.

Período de realização do curso: 16/9 a 29/10/2013.

Local: Plataforma Moodle do CJF.


Pré-requisitos para participar do curso:

ser servidor do Conselho ou da Justiça Federal;


Objetivo geral

Capacitar os servidores do Conselho e da Justiça Federal em requisitos e principais ferramentas para implementação e avaliação de controles internos, considerando os avanços mais recentes e significativos na matéria, com vistas a prover as unidades de auditoria interna da Justiça Federal com uma metodologia para avaliar o funcionamento do sistema de controle interno da organização.


Objetivo específico

Aula 1 - Introdução

- conceituar riscos;

- definir controles internos;

- diferenciar controle interno de auditoria interna;

- classificar controles internos, de acordo com a função, o nível de abrangência e o momento da aplicação;

- diferenciar os papéis e as responsabilidades em relação a estabelecer, manter, avaliar, monitorar e aperfeiçoar controles internos; e

- identificar a relação da avaliação de controles internos com a melhoria da governança e extensão e alcance de auditorias.

 Aula 2 – Modelos de Referência para Controles Internos

- diferenciar os modelos de referência e as regulamentações de controle interno reconhecidos internacionalmente;

- identificar os elementos de um sistema de controle interno eficaz; e

- definir critérios para compor uma estrutura de controle interno, a partir dos modelos de referência estudados, para servir de base para avaliação do controle interno em nível de entidade.

 Aula 3 – Avaliação de Controle Interno em nível de entidade

- planejar avaliações de controle interno em nível de entidade;

- executar avaliações de controle interno em nível de entidade; e

- relatar avaliações de controle interno em nível de entidade.

 Aula 4 – Avaliação de Controle Interno em nível de atividades

- planejar avaliações de controle interno em nível de atividades, processos ou operações específicos;

- executar avaliações de controle interno em nível de atividades, processos ou operações específicos; e

- relatar avaliações de controle interno em nível de atividades, processos ou operações específicos.


Conteúdo programático:

Aula 1 – Introdução

1. Conceitos Básicos

1.1. Conceitos de Risco

1.2. Definições de Controle Interno

1.3. Diferenciação entre Controle Interno e Auditoria Interna

1.4. Papéis e responsabilidades

1.5. Classificações de controles internos

1.5.1. Classificação quanto à função

1.5.2. Classificação quanto ao momento de aplicação

1.5.3. Classificação quanto ao nível de abrangência

2. O processo de Controle Interno e suas limitações

2.1. Processo integrado

2.2. Processo executado por pessoas

2.3. Controle interno auxilia o alcance de objetivos

2.4. Controle interno oferece segurança razoável, não absoluta

2.5. Limitações à eficácia do Controle Interno

2.5.1. Custo versus Benefícios

2.5.2. Erros de julgamento

2.5.3. Falhas e colapsos

2.5.4. Conluio

2.5.5. Burla de gestores

3. Avaliação de controles internos

3.1. O que significa e quem deve avaliar controles internos

3.2. Por que avaliar controles internos

3.1.2. Validação do processo

3.1.3. Identificação de objetivos, riscos e controles

3.1.4. Planejamento de testes de controle

3.2. Execução

3.2.1. Testes de controle

3.2.2. Desenvolvimento das constatações

3.3. Comunicação de resultados

4. Acompanhamento (follow-up)

Aula 2 – Modelos de referência para controle interno

1. Modelos de referência reconhecidos

1.1. O modelo COSO I (INTOSAI GOV 9100/2004)

1.2. O modelo COSO II (INTOSAI GOV 9130/2007)

1.3. Outros modelos e regulamentações

2. Elementos de um sistema de controle interno eficaz

2.1. Objetivos

2.2. Objetos

2.3. Componentes

2.3.1. Ambiente interno

2.3.2. Fixação de objetivos

2.3.3. Identificação de eventos

2.3.4. Avaliação de riscos

2.3.5. Resposta a riscos

2.3.6. Atividades de controle

2.3.7. Informação e comunicação

2.3.8. Monitoramento

 Aula 3 – Avaliação do controle interno em nível de entidade

1. Visão geral do processo de avaliação

2. Metodologia de avaliação

2.1. Planejamento

2.1.1. Levantamento prévio

2.1.2. Definição ou revisão da estrutura de controle

2.1.3. Desenvolvimento dos instrumentos de avaliação

2.2. Execução

2.2.1. Testes de controle

2.2.2. Desenvolvimento das constatações

2.3. Comunicação dos resultados

2.3.1. Meio de comunicação

2.3.2. Quem deve ser comunicado

2.3.3. Estrutura e conteúdo do relatório

3. Acompanhamento (follow-up)

 Aula 4 – Avaliação do controle interno em nível de atividades

1. Introdução

2. Processos organizacionais

2.1. Visão sistêmica de um processo

2.2. Tipos de atividades contidas em processos

2.3. Categorias de processos

2.4. Modelos de representação de processos

3. Metodologia de avaliação

3.1. Planejamento

3.1.1. Levantamento e documentação do processo. 


Instrutor:

SALVATORE PALUMBO, graduado em Engenharia Mecânica-Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA, 1988), Pós-graduado em Gestão do Conhecimento e Inteligência Empresarial (PUC-PR, 2003) e em Gestão Estratégica de Pessoas pela Fundação Instituto de Administração (FIA, 2007), é Auditor Federal de Controle Externo do TCU desde 1995. Atualmente trabalha na Secretaria de Métodos Aplicados e Suporte à Auditoria realizando auditorias operacionais em Educação e Saúde e desenvolvendo e aplicando métodos de avaliação da gestão de riscos e controles internos e é professor e palestrante do ISC/TCU em cursos de formação de auditores federais e outros cursos ligados à gestão pública e à auditoria governamental da administração pública. Ministrou cursos na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Trabalhou entre 1996 e 2010 no Instituto Serzedello Corrêa (ISC) com seleção e capacitação de pessoal. Coordenou a implantação do modelo de gestão por competências no TCU. Foi Diretor-Geral do ISC no biênio 2001-2 e foi Premiado em segundo lugar no Prêmio Serzedello Corrêa - 2005 com a monografia “Um modelo de gestão do conhecimento e da inteligência organizacional adequado às estratégias do Tribunal de Contas da União”.  Possui experiência profissional anterior na Secretaria da Receita Federal e como professor universitário. Os cursos e palestras mais recentes ministrados no TCU incluem os temas: Uso de Técnicas de Entrevistas em Auditorias Operacionais e Avaliação da Gestão de Riscos na Administração Pública.


 Avaliação de aprendizagem

Exercícios e tarefas pontuados. Nota mínima para aprovação 70.  


Avaliação de Reação

Ao final do curso, foi aplicada avaliação de reação para fornecer subsídios ao aperfeiçoamento dos próximos cursos. O relatório de avaliação de reação apresentou o nível de satisfação dos alunos em relação a alguns aspectos do curso.


Certificação

 Ao participante que participou dos fóruns de debates e obteve a nota mínima de 70 em cada atividade de avaliação, foi emitido o certificado do Conselho da Justiça Federal/Centro de Estudos Judiciários.

 

Portaria que dispõe sobre a participação dos servidores em ações de educação:

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