Você está aqui: Página Inicial > Corregedoria da Justiça Federal > Centro de Estudos Judiciários > Cursos e Eventos > EaD > 2021 > Encontro Nacional de Sustentabilidade da Justiça Federal

Encontro Nacional de Sustentabilidade da Justiça Federal

publicado 20/01/2016 09h15, última modificação 31/05/2022 11h45
Quando 09h00 17h00 28/04/2022
das até
Onde Webinário
Nome do Contato
Telefone do Contato 61 3022 -7170
Adicionar evento ao calendário vCal
iCal

Banner

Informamos que os certificados estarão disponíveis, no sistema Educa Enfam, a partir do dia 10/5/2022.

 Para emissão do certificado, faz-se necessário o seguinte procedimento:

 1. Acessar o sistema Educa Enfam por meio do link http://educa.enfam.jus.br

 2. Na tela inicial do sistema, preencher os campos da seguinte maneira:

a) CPF ou e-mail indicado na inscrição do Evento;

b) Senha – caso não tenha senha ou não se lembre, clique em “Esqueceu sua senha?” e informe o e-mail indicado na inscrição. Siga as orientações contidas no e-mail que será enviado.

 3. Após acessar, selecione “Meus eventos” no menu esquerdo da tela, localize o nome do Evento, preencha a avaliação de reação e clique em “Emitir certificado”.


O Conselho da Justiça Federal (CJF), por intermédio da Secretaria de Estratégia e Governança (SEG) e do Centro de Estudos Judiciários, informa que o prazo para envio dos trabalhos, que irão concorrer ao “Prêmio de Sustentabilidade da Justiça Federal”, começou na segunda-feira (14/2) e terminou no dia 25 de março de 2022.

O “Prêmio de Sustentabilidade da Justiça Federal”, instituído pela Portaria CJF n. 61/2022, tem o objetivo de identificar e disseminar práticas bem-sucedidas de sustentabilidade da Justiça Federal que contribuam para o aumento da efetividade de aplicação dos recursos públicos, que garante ao cidadão direitos legalmente constituídos, além de reduzir os impactos do aumento da produção e do consumo sobre o meio ambiente.  

As práticas que irão concorrer ao referido prêmio devem estar alinhadas à Política de Sustentabilidade da Justiça Federal, conforme Resolução CJF n. 709/2021, e devem consistir em atividades inovadoras, criativas e com resultados comprovados nos últimos dois anos  vedadas aquelas de caráter experimental criadas e executadas por magistrados, servidores e por toda força de trabalho da Justiça Federal.  

Data de realização: 28 de abril de 2022

Período de inscrição: 25/2 a 28/4 

Modalidade:  Webconferência 

Realização: Secretaria de Estratégia e Governança e Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal 

 Informações:
Seção de Apoio Sócio Ambiental - Secretaria de Estratégia e Governança
61- 3022-7170/7172

 sustentabilidade@cjf.jus.br

   Realização:

Logo seg                  

 

OBJETIVOS ENCONTRO: I - proporcionar maior participação de magistrados e servidores, a fim de que tal Política tenha maior alcance; II - compartilhar experiências que aprimorem as atuações das unidades da Justiça Federal e que sirvam de subsídios para a atualização da referida Política; III - promover a formação de redes temáticas de aprendizagem por meio da descentralização do debate sobre o tema; IV - divulgar permanentemente banco de dados de boas práticas.

OBJETIVOS PRÊMIO: identificar e disseminar práticas bem-sucedidas de sustentabilidade da Justiça Federal que estejam contribuindo para aumentar a efetividade de aplicação dos recursos públicos, garantir ao cidadão direitos legalmente constituídos e ainda reduzir o impacto do aumento da produção e do consumo sobre o meio ambiente. 

  

 

PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR 

 28 de abril – manhã                                                           

  

9h - Abertura - Presidente do Superior Tribunal de Justiça e do Conselho da Justiça Federal, Ministro Humberto Martins

9h 15 às 9h45– Entrega do Prêmio de Sustentabilidade da Justiça Federal - Presidente do Superior Tribunal de Justiça e do Conselho da Justiça Federal, Ministro Humberto Martins

Categorias específicas:

1) gestão de resíduos sólidos e obras sustentáveis;

2) gestão de obras sustentáveis;

3) comunicação em sustentabilidade

9h45 às 10h30 – Conferência de abertura

Tema: Compras Públicas Sustentáveis: Novos paradigmas no Direito Europeu

(Tempo para perguntas 10 minutos)

Palestrante: Maria João Estorninho - Professora Catedrática da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e Catedrática convidada da Universidade Católica Portuguesa.

10h30 às 11h15 - Apresentação Prognóstico da Sustentabilidade em um cenário de Pós-Pandemia. Outros trabalhos, Novas organizações

(Tempo para perguntas 10 minutos)

Palestrante: Ricardo Voltolini - CEO e fundador da consultoria Ideia Sustentável e Membro do Conselho da Virada Sustentável                                                       

28 de abril – tarde                                                    

14h00 às 14h45 – Palestra

Tema: A abordagem socioambiental na educação em ciências como caminho para a construção da cidadania na sociedade de risco.

Capacitação e Sustentabilidade

Palestrante: Izabel Zaneti - Professora da Universidade de Brasília junto ao Centro de Desenvolvimento Sustentável.

15h00 às 15h45 - Palestra

Tema: Justiça Federal e a crise hídrica e energética do país. Novas fontes, outras soluções.

Gerenciamento de recursos renováveis

Palestrante: Samira Sana Fernandes de Sousa Carmo - Coordenadora-Geral de Eficiência Energética do Ministério de Minas e Energia – MME

16h às 16h45 – Palestra

Tema: Plano de compensação ambiental - Resolução CNJ 400/2021 - O que é? Para que serve? Quais itens compõem? Como fazer e implementar o PCA?

Plano de compensação ambiental

Palestrante: Conceição de Maria Albuquerque Alves - Professora da Universidade de Brasília junto ao Departamento de Engenharia Civil e Ambiental.

17h00 – Encerramento

Certificação 

O CEJ/CJF informa que a emissão dos certificados dar-se-á mediante o registro de frequência (75%) do participante, por meio eletrônico, no Sistema  EducaEnfam, link que ficará disponível na  página do Conselho da Justiça Federal,  em até 10 dias, após a realização do Evento.