II Simpósio de Licitações e Contratos da Justiça Federal
INFORMAÇÕES
Data de realização: 14 a 16 de agosto de 2023
Período de inscrição: 3 a 23 de julho de 2023
Período de envio de propostas: 3 a 30 de julho de 2023
Modalidade: presencial, na sede do Conselho da Justiça Federal em Brasília - DF
Carga horária: 22 horas
Objetivo Geral: apresentar e analisar acerca dos principais aspectos da nova Lei de Licitações e Contratos.
Objetivos Específicos: editar enunciados e entendimentos sobre temas polêmicos da Lei n. 14.133/2021, bem como revisitar os enunciados aprovados no 1º Simpósio.
Público-alvo: servidoras e servidores dos Tribunais Regionais Federais, das Seções Judiciárias, do Supremo Tribunal Federal, Conselho Nacional de Justiça, Superior Tribunal Militar, Superior Tribunal de Justiça, Tribunal Superior do Trabalho, Tribunal Superior Eleitoral e Tribunal de Contas de União, além de professoras e professores especialistas em licitações e contratos, magistradas e magistrados federais, bem como advogadas e advogados.
Número de vagas: 200
Regimento interno: acesse aqui a Portaria CJF n. 280/2023, que dispõe sobre o Regimento Interno do Simpósio.
ENVIO DE PROPOSTAS
COORDENAÇÃO
COORDENAÇÃO GERAL: Juiz Federal Daniel Marchionatti Barbosa, Secretário-Geral do Conselho da Justiça Federal
COORDENAÇÃO EXECUTIVA: Luiz Antonio de Souza Cordeiros, Diretor Executivo de Administração e de Gestão de Pessoas do Conselho da Justiça Federal
COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVA: Humberto Miranda Cardoso, Secretário de Administração do Conselho da Justiça Federal
COORDENAÇÃO CIENTÍFICA: Professora Luana Carvalho de Almeida, Subsecretária de Compras, Licitações, Contratos e Patrimônio do CJF e especialista em Licitações e Contratos
ORGANIZAÇÃO
Realização: | Apoio: |
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Diretoria Executiva de Administração e de Gestão de Pessoas - DA | ![]() |
PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR
14 de agosto de 2023 / segunda-feira | |
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17h | Credenciamento |
17h30
| Abertura Oficial Ministra Maria Thereza Moura, Presidente do Superior Tribunal de Justiça e do Conselho da Justiça Federal Ministro Og Nicéas Fernandes, Vice-Presidente do Superior Tribunal de Justiça e do Conselho da Justiça Federal e Diretor do Centro de Estudos Judiciários Ministro Jorge Messias, Chefe da Advocacia-Geral da União Ministro Benjamin Zymler, do Tribunal de Contas da União Desembargadora Federal Salise Sanchotene, Conselheira do Conselho Nacional de Justiça e Supervisora do Comitê Gestor da Política de Governança das Contratações do CNJ Juiz Federal Marcio Luiz Coelho de Freitas, Conselheiro do Conselho Nacional de Justiça Desembargador José Augusto do Nascimento, Presidente do TRT da 20ª Região Juiz Federal Daniel Marchionatti, Secretário-Geral do CJF e Coordenador-Geral do 2º Simpósio sobre Licitações e Contratos da Justiça Federal Secretária Adjunta de Gestão e Inovação Kathyana Buonafina, do Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos |
19h - 20h
| Conferência inaugural: As inovações e desafios decorrentes da nova Lei de Licitações Conferencista: Ministro Benjamin Zymler, do Tribunal de Contas da União |
15 de agosto de 2023 / terça-feira - matutino | |
8h30 | Acolhimento |
9h - 9h40 | Introdução Palestrante: Luana Carvalho, Subsecretária de Compras, Licitações e Contratos do CJF e Coordenadora Científica do 2º Simpósio |
9h40 - 10h40 1º Painel | A integração como estratégia de governança Palestrantes: Luana Carvalho, do CJF; Roberto Pojo, do SEGES-MGI; e Professor Paulo Alves, da Companhia Brasileira de Governança - CBG. |
11h - 11h40 2º Painel | Questões jurídicas relevantes e polêmicas na nova Lei de Licitações. O olhar integrado da Justiça Federal e da Advocacia-Geral da União. O cuidado com as particularidades locais e dos municípios na nova Lei de Licitações. Palestrantes: Luana Carvalho, do CJF; Lucas Hayne, da AGU/PGF; e Professora Christianne Stroppa, ex-assessora de Controle Externo no Tribunal e Contas do Município de São Paulo – TCMSP, Professora de Direito Administrativo da PUC-SP e especialista em contratações públicas. |
12h - 13h30 | Intervalo para almoço |
15 de agosto de 2023 / terça-feira - vespertino | |
14h - 15h Palestra | Registro de Preços nas contratações diretas na Lei n. 14.133/2021, em especial para o credenciamento. Palestrante: Murilo Jacoby, diretor Presidente do Instituto Protege, Diretor Jurídico da Jacoby Fernandes e Reolon Advogados Associados. |
15h - 16h Palestra | A Gestão de Riscos e os controles preventivos na lei n. 14.133/2021. Metaverso na administração pública, como facilitador para as contratações e a preparação das áreas de controle, gestão de riscos e integridade. Palestrante: Rodrigo Pironti, advogado especialista em áreas de compliance, proteção de dados, Direito Digital, Direito Administrativo, licitações e contratos públicos e gestão de riscos no setor público. |
16h - 17h Palestra | Aplicação da Lei de Licitações nos municípios e o impacto nas Seções Judiciárias. Palestrante: Victor Amorim, especialistas em licitações e contratos, advogado e servidor do Senado Federal. |
17h - 18h Palestra | Segurança Jurídica e o ambiente de negócio. Palestrante: Cristiana Fortini, advogada especialista em direito administrativo, presidente do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo (IBDA). |
18h | Encerramento dos trabalhos do dia |
16 de agosto de 2023 / quarta-feira - matutino | |
8h | Acolhimento e encaminhamento dos participantes às comissões temáticas. |
8h30 | Início das comissões temáticas Coordenadora-Geral das Comissões Temáticas: Luana Carvalho, Subsecretária de Compras, Licitações e Contratos do Conselho da Justiça Federal e professora especialista em licitações e contratos. Comissão Temática 1: A mutabilidade dos contratos administrativos. Local: sala de aula da ENFAM - 50 alunos Presidente: Michelle Marry, advogada da AGU, coordenadora da Câmara de Licitações da CGU/AGU e professora especialista em licitações e contratos. Vice-Presidente: Lindineide Cardoso, servidora do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas e professora especialista na área de licitações e contratos. Tema 1: Das particularidades dos contratos com regime de dedicação exclusiva de mão de obra. Subtema: Indicação de salários em valores distintos dos previstos em acordos, convenções ou dissídios coletivos. Subtema: Entendimento do Tribunal de Contas da União. Subtema: Procedimentos e justificativas para a legalidade da medida. Subtema: Exigência de experiência por período superior aos seis meses indicados no art. 442-A da CLT. Subtema: É possível a exigência de experiências anteriores dos empregados alocados no contrato além do previsto no art. 442-A da CLT. Subtema: Como ficam as cotas de egressos e de PCDs estabelecidas na Resolução CNJ n. 497/2023. Tema 2: Dos limites de fiscalização dos contratos administrativos. Tema 3: Dos mecanismos para gestão eficiente.
Comissão Temática 2: Técnicas para elaboração de estudos técnicos preliminares (ETP) e termo de referência (TR). Local: auditório do CJF - 50 alunos Presidente: Paulo Alves, Presidente da Companhia Brasileira de Governança e professor especialista em governança e planejamento das contratações. Vice-Presidente: Renato Monteiro, Diretor da Companhia Brasileira de Governança – CBG, advogado e professor especialista em licitações e contratos. Tema 1: Da construção de artefatos eficientes que propiciem mais qualidade para a contratação. Subtema: Limites e elementos constitutivos. Subtema: Técnicas normativas e instrumentais. Subtema: Sistemas disponíveis na administração pública para otimizar a elaboração de artefatos. Tema 2: Da aplicação de visual law nos artefatos de planejamento da contratação como ferramenta mitigadora de equívocos por parte de licitantes e participantes dos procedimentos de contratação direta. Tema 3: Da sustentabilidade na fase de planejamento da contratação e as implicações quando o mercado não está preparado para atender a nova lei de licitações.
Comissão Temática 3: O procedimento do pregão e da dispensa eletrônica na nova lei de licitações. Local: sala da biblioteca, subsolo - 50 alunos Presidente: Marcus Alcântara, Secretário de Auditoria do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região e professor especialista em licitações e contratos. Vice-Presidente: Christianne Stroppa, ex-assessora de Controle Externo no Tribunal e Constas do Município de São Paulo – TCMSP, Professora de Direito Administrativo da PUC-SP e especialista em contratações públicas. Tema 1: Do mini pregão (preguinho) – desburocratização, fato ou fake? Tema 2: Da possibilidade de realizar a pesquisa de preços concomitantemente à seleção do fornecedor. Subtema: Cuidados, fluxo do processo e procedimento formal para materializar o valor de mercado. Tema 3: Da equiparação das participantes da dispensa eletrônica com as licitantes no pregão, para fins de aplicação de penalidade na nova Lei de Licitações.
Comissão Temática 4: Controles Internos Administrativos e Auditoria (Interna e Externa). Local: sala interna de apoio à biblioteca, subsolo - 50 alunos Presidente: Anderson Sant'ana Pedra, Procurador Geral da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, especialista em licitações e contratos. Vice-Presidente: André Luiz Cruz Marques, servidor do Tribunal de Contas do Distrito Federal e professor especialista na área de licitações e contratos. Tema 1: Da reformulação e do fornecimento dos órgãos e mecanismos de controle interno nas áreas da administração pública. Tema 2: Como trabalhar a segregação de funções e a criação de unidades de controle interno com quadro reduzido de servidores no órgão? Tema 3: A implantação efetiva de gestão de riscos e controle preventivo como medida impositiva e alternativa à criação de unidades específicas. |
10h30 - 11h | Intervalo |
11h - 12h30 | Finalização dos debates nas comissões temáticas |
12h30 - 13h30 | Intervalo para almoço |
16 de agosto de 2023 / quarta-feira - vespertino | |
14h - 15h30 | Apresentação das propostas e minutas de entendimentos da Justiça Federal sobre os temas polêmicos da Lei n. 14.133/2021 |
15h40 - 17h30 | Plenária de votação sobre as propostas de enunciados/entendimentos da Justiça Federal sobre a Lei n. 14.133/2021 |
18h | Encerramento |
EMISSÃO DE CERTIFICADOS
Os certificados serão emitidos por sistema eletrônico em até 10 dias após a realização do evento e dar-se-á mediante o registro da frequência mínima de 75% na respectiva comissão de trabalho e na sessão plenária.
CONTATO
E-mail: simposio.licitacoesecontratos@cjf.jus.br
Telefone: (61) 3022-7545