Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2009 > Dezembro > Via Legal mostra a polêmica que ainda envolve a Lei Seca no Brasil

Via Legal mostra a polêmica que ainda envolve a Lei Seca no Brasil

publicado 30/11/2009 23h00, última modificação 04/04/2016 14h18

A chamada Lei Seca é um dos destaques da edição desta semana do programa Via Legal. A norma entrou em vigor há pouco mais de um ano e meio e, embora apresente resultados extremamente positivos, ainda enfrenta resistências. Viviane Rosa mostra o que dizem aqueles que consideram a norma rigorosa demais e os que defendem a tolerância zero. E tem ainda o exemplo de um advogado que foi à Justiça para não ser obrigado a fazer o teste do bafômetro.

O programa esteve em Alagoas para mostrar um problema que diminui e muito as chances de recuperação de bebês prematuros:  a concentração de UTIs neonatais na capital, Maceió. O estado está no topo da lista da mortalidade infantil. São 48 mortes para cada grupo de mil crianças nascidas com vida. O repórter Juliano Domingues explica que o cenário só começou a mudar a partir de intervenção da Justiça, que exigiu a instalação de UTIs, também no interior.
 
As dificuldades enfrentadas por idosos que não conseguem arcar com o aumento dos planos de saúde e acabam sendo obrigados a recorrer à rede pública também são abordadas no programa. Quem passa dos 60 anos não escapa dos reajustes e, em muitos casos, o valor das mensalidades chega a triplicar. Em Brasília, Alessandra de Castro ouviu advogados e representantes dos direitos do consumidor. Eles garantem que os reajustes, baseados apenas na faixa etária do segurado, são abusivos. A boa notícia é que uma decisão judicial tomada em Minas Gerais proíbe o procedimento.

Direto do Rio Grande do Sul, Analice Bolzan mostra uma iniciativa do Estado para garantir a qualidade do arroz consumido por milhares de brasileiros. Uma decisão recente dos tribunais exige que o grão importado passe por exames que possam detectar a presença de agrotóxicos.  Hoje, o produto chega ao país, sem nenhum controle, o que, segundo especialistas aumenta o risco para o consumidor que não tem como detectar a presença de substâncias proibidas.

Horários de exibição do programa:

TV JUSTIÇA
(canal 95)
Dia 9 de dezembro, às 21h30
Dia 13 de dezembro, às 18h

REDE CULTURA 
Dia 12 de dezembro, às 7h30
Dia 14 de dezembro, às 7h30
 
TV BRASIL – DF
(canal 2)
Dia 13 de dezembro, às 6h

http://vialegal.cjf.jus.br