Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2009 > Julho > TRF1 apresenta ferramenta que dá transparência à movimentação processual

TRF1 apresenta ferramenta que dá transparência à movimentação processual

publicado 17/07/2009 18h45, última modificação 04/04/2016 09h04

“Extraordinariamente importante”. Esta foi a opinião do corregedor-geral da Justiça Federal, ministro Hamilton Carvalhido, sobre o Sistema de Relatórios Estatísticos, uma ferramenta de divulgação mensal das estatísticas judiciais da Justiça Federal de 1º e 2º graus, apresentada nesta sexta-feira (17) pela equipe do Tribunal Regional Federal da 1ª Região. O Sistema atende ao modelo definido pela Corregedoria-Geral para a divulgação das estatísticas da Justiça Federal, estabelecido no Provimento 2/09. A reunião, realizada no Conselho da Justiça Federal (CJF), marca o início das ações da Corregedoria-Geral para dar mais transparência à Justiça Federal.


O TRF1 é o primeiro dos cinco tribunais regionais federais a concluir a determinação da Resolução 57/09 do CJF. Segundo a norma, as unidades da Justiça Federal devem divulgar mensalmente relatórios sobre os processos sob sua responsabilidade. O sistema do TRF1 possibilita a busca de informações de forma precisa, como a quantidade de processos existentes e a produtividade dos órgãos. A ferramenta também permite a pesquisa por nome de relator, além do trâmite do processo. 
Segundo o ministro Carvalhido, os dados estatísticos auxiliam no conhecimento e na gestão da Justiça Federal. “Esse trabalho é mais do que uma representação; é a história da Justiça Federal sendo construída. E, com bons indicadores, será irreversível”, afirmou.


O diretor-geral do TRF1, Sílvio Ferreira, declarou-se bastante feliz com a recepção da ferramenta pelo ministro. “Nós, do tribunal, entendemos esse trabalho como primordial para o aprimoramento da Justiça Federal. O estímulo agora é aperfeiçoar a ferramenta. O Judiciário deve ser melhorado com foco no jurisdicionado”, concluiu ele.
A ferramenta estará disponível para consultas a partir de 3 de agosto no site do TRF1 (www.trf1.gov.br), identificada como “Transparência em Números”.