Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2009 > Julho > Via Legal debate o trabalho escravo no Brasil

Via Legal debate o trabalho escravo no Brasil

publicado 20/07/2009 20h40, última modificação 04/04/2016 09h04
Exibição de 22 a 28 de julho de 2009

Submeter um trabalhador a condições humilhantes ou restringir sua liberdade é crime.

Mas, no Brasil, ainda é expressivo o número de pessoas tratadas como escravo. As maiores vítimas estão na região Nordeste, principalmente, nas lavouras de cana-de-açúcar. É gente que trabalha de sol a sol, na maioria das vezes sem nenhum equipamento de segurança e ainda que recebe um salário miserável. Juliano Domingues conferiu de perto esta realidade que envergonha o país.  Ele explica porque é tão importante denunciar quem, além da força de trabalho, explora a dignidade dos funcionários.

Agressões físicas, psicológicas e até sexuais.  O Via Legal de 22 a 28 de julho também destaca a violência contra a mulher. A situação já foi pior no país mas ainda faz muitas vítimas. A chamada Lei Maria da Penha tem sido a esperança para colocar na cadeia homens que insistem em desrespeitar as companheiras. Viviane Rosa acompanhou, no Rio de Janeiro, um evento que reuniu especialistas no assunto. Além dos avanços na realidade brasileira, eles discutiram como é possível ajudar a mudar o quadro em países como o Timor Leste, onde as agressões contra mulheres são tratadas com normalidade.    

Ainda sobre o assunto, o programa traz uma dica de site onde é possível denunciar casos de violência contra mulher ou se informar sobre a lei que está fazendo do Brasil, uma referência no combate a esse tipo de crime.

Na segunda parte da reportagem especial sobre a exploração de carvão no sul de Santa Catarina, Analice Bolzan mostra os efeitos da decisão judicial que condenou as mineradoras. Desde o ano 2000, as empresas estão obrigadas a recuperar a área que foi devastada durante mais de um século. Neste período, não havia nenhum controle sobre a atividade que é, naturalmente, impactante para o meio ambiente. Aos poucos, o verde volta a fazer parte da paisagem. Além disso, rios que estavam praticamente mortos, hoje têm vida. Para os moradores, o cumprimento da decisão também significa a esperança de uma vida melhor.

 

HORÁRIOS DE EXIBIÇÃO - De 22 a 28 de julho de 2009

 

TV BRASIL - DF (canal 2)

Dia 25 de julho às 8h30

 

TV JUSTIÇA (canal 95)

Dia 22 de julho às 21h30

Dia 26 de julho às 18h

 

REDE DA TV EDUCATIVA

Dia de 25 de julho às 8h30

 

REDE CULTURA 

Dia 25 de julho às 7h30