Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2009 > Junho > Novos projetos são cadastrados no JusQualitas

Novos projetos são cadastrados no JusQualitas

publicado 30/06/2009 18h00, última modificação 04/04/2016 09h04

O Banco de Soluções de Qualidade do Judiciário (JusQualitas) apresenta cinco novos projetos cadastrados em sua página. Estes, em sua maioria, prevêem soluções e melhores práticas da administração judiciária na área de modernização da justiça. As ideias são oriundas da Justiça Federal dos estados do Acre, Maranhão, Rio Grande do Sul e São Paulo.
No Acre, a 4ª Vara Federal do Juizado Especial Federal está preocupada com a demora nas perícias médicas. Para isso criou o projeto Perícia na Ordem do Dia. O resultado foi a redução do custo do acesso à Justiça, desburocratização dos procedimentos, redução drástica do tempo de tramitação processual e melhoria da prestação jurisdicional.
A 6ª Vara Federal no Maranhão criou o projeto 6ª Vara em dia com o objetivo de provar que uma secretaria de Vara pode e deve ser administrada sob o viés de gestão estratégica do processo.
No Rio Grande do Sul, dois projetos foram cadastrados. Um na Vara Federal de Carazinho e outro no Tribunal Regional Federal 4ª Região. O projeto Relatório de Tempos Médios, do TRF4 visa aplicar a inovação tecnológica. Ele gera informações necessárias para subsidiar o planejamento estratégico dos Juizados Especiais Federais da 4ª Região por meio de ferramenta que permite a extração de informações relevantes a respeito dos tempos transcorridos entre as diferentes etapas do andamento processual, utilizando-se dos dados produzidos pelos atuais sistemas de acompanhamento processual.
Já o projeto Padronização de Procedimentos: A experiência da Vara Federal de Carazinho objetiva implementar a gestão estratégica participativa, além de tornar mais eficiente a execução de tarefas das unidades judiciárias e auxiliar o gestor da Justiça Federal a instituir uma administração mais eficiente.
Por fim, em São Paulo, a Seção Judiciária criou o projeto Administrar o Caos - Adaptação à Administração de Secretarias Judiciárias com a justificativa de implantar programa de otimização de Recursos Humanos, estabelecendo desafios sob incentivo motivacional mediante recompensa.
O JusQualitas é um repositório de soluções e melhores práticas da administração judiciária e tem como objetivo disponibilizar informações estratégicas sobre soluções adotadas para a resolução de problemas que afetam o funcionamento da Justiça. Ele visa identificar, registrar e integrar soluções, projetos, estudos, ferramentas e experiências de melhoria organizacional, implantados ou em desenvolvimento no Judiciário.