Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2009 > Outubro > Via Legal discute a importância do cinto de segurança

Via Legal discute a importância do cinto de segurança

publicado 14/10/2009 11h00, última modificação 11/06/2015 17h06
Na edição de 14 a 20 de outubro o programa Via Legal coloca em discussão a importância do cinto de segurança. A lei que obriga motoristas e passageiros a usarem o equipamento está em vigor há mais de uma década, mas muita gente ainda ignora

Na edição de 14 a 20 de outubro o programa Via Legal coloca em discussão a importância do cinto de segurança. A lei que obriga motoristas e passageiros a usarem o equipamento está em vigor  há mais de uma década, mas muita gente ainda ignora. Hoje, um dos maiores desafios é convencer quem viaja de ônibus. Analice Bolzan mostra que no sul do país a Justiça Federal  tem apertado o certo aos infratores.  Uma novidade é a aplicação de multas a empresas que fazem o transporte intermunicipal e não cobram dos clientes o uso regular do equipamento que pode salvar vidas. 

Em outra reportagem, o  programa apresenta uma disputa que, só em São Paulo, já levou centenas de empresas aos tribunais. São pet shops que exploram um mercado cada dia maior e não concordam com a atuação e as restrições impostas pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária. A entidade exige a presença de um veterinário em todas as lojas. Nem mesmo as que vendem apenas roupas e acessórios escapam da fiscalização. Erica Resende explica o que diz a lei e como é possível recorrer das autuações.

Direto do Recife, Juliano Domingues traz mais um avanço do Judiciário quando o assunto é virtualização de processos.  Em vez de pilhas de documentos, agora os recursos chegam ao Superior tribunal de Justiça (STJ) em arquivos de computador.É mais um passo para que a justiça brasileira entre, de fato, na era da tecnologia. A meta é que, em pouco tempo, todos os processos em tramitação no país sejam virtuais e que aquelas  imagens de prateleiras lotadas de pastas fiquem, definitivamente no passado.

Uma questão de respeito  aos homossexuais. Assim pode ser definida a decisão da Justiça Federal  que permitiu a um americano, o direito de ficar definitivamente no Brasil. Há 11 anos, ele vive com um brasileiro e procurou os tribunais depois de ser informado que deveria deixar o país. Alessandra de Castro esteve em Goiânia para mostrar a história de Zemir e Christopher, um exemplo para quem ainda é obrigado a conviver com o preconceito e a discriminação.

Sobre o mesmo tema, o programa relembra a história de uma moradora do Recife. Ela foi obrigada a recorrer à Justiça para receber pensão por morte da companheira.      
    
Horários de exibição do programa:

TV Justiça
(canal 95)
Dia 14 de outubro, às 21h30
Dia 18 de outubro, às 18h

Rede Cultura
Dia 19 de outubro, às 7h30
 
TV Brasil – DF
(canal 2)
Dia 18 de outubro, às 6h

http://vialegal.cjf.jus.br