Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2009 > Setembro > Justiça Federal está madura

Justiça Federal está madura

publicado 16/09/2009 10h00, última modificação 11/06/2015 17h06

Ao completar 20 anos de existência, a Justiça Federal, com suas cinco regiões, encontra-se na maturidade, apta a colocar em prática as duas palavras mais importantes no mundo hoje: colaboração e inovação. A opinião é do secretário executivo do SIGJUS - Sistemas Integrados de Gestão da Justiça Federal -, Misael Guerra de Andrade, que apresentou no Centrejufe um balanço do trabalho desenvolvido até agora e as expectativas do projeto para a sociedade e para a Justiça. “Qualidade de vida para o cidadão e para o servidor é o objetivo final do SIGJUS”, disse.

Para Misael Andrade, a implantação da gestão por processos e a gestão integrada da área de TI (Tecnologia e Informação) são a base do trabalho que vai unificar os sistemas administrativos da Justiça Federal. Maior visibilidade das rotinas e informações compartilhadas são benefícios imediatos do projeto. 

Ele anunciou que grandes empresas desenvolvedoras de softwares foram convidadas a debater com o CJF os detalhes do edital que vai licitar o primeiro sistema unificado do SIGJUS, o Sistema de Gestão de Pessoas (SGP), que inaugura a terceira e última fase do projeto: a automação dos processos.  “Queremos um processo administrativo digital que comporte todas as necessidades da Justiça Federal com autonomia”, disse.  Segundo Misael Andrade, o  GP deve estar implantado em boa parte dos órgãos até o final de 2010. A área de Orçamento e Finanças será a próxima a ter seu sistema unificado.