Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2009 > Setembro > Segunda etapa do SIGJUS: implantação de sistemas

Segunda etapa do SIGJUS: implantação de sistemas

publicado 15/09/2009 18h10, última modificação 11/06/2015 17h06

O SIGJUS, Sistemas Integrados de Gestão da Justiça Federal, iniciou nesta terça-feira (15) à sua segunda etapa: a de implantação dos processos de trabalho. Após nove meses de esforços para unificar os sistemas administrativos da Justiça Federal, a primeira fase do projeto – o mapeamento de 227 processos de trabalho – foi encerrada. Em evento no Centrejufe, o Centro de Treinamento da Justiça Federal, em Brasília, toda a equipe envolvida no projeto fica reunida até amanhã (16) para o workshop de formação em implantação de processos. Participam dirigentes e servidores dos cinco tribunais regionais federais e do Conselho da Justiça Federal (CJF).

Durante a abertura do evento, o juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça Federal, Élio Siqueira, falou sobre a importância do SIGJUS para a modernização administrativa da Justiça Federal. Segundo o magistrado, trata-se de iniciativa pioneira e um verdadeiro desafio, já que vão ser unificados procedimentos de trabalho apesar das diversidades regionais que caracterizam a Justiça Federal. Economia de escala, integração de informações e formulação de políticas e diretrizes comuns são alguns dos benefícios elencados pelo juiz. “Muito em breve, os usuários da estrutura administrativa verão as mudanças”, disse.

A secretária-geral do CJF, Eva Maria Ferreira Barros, registrou o empenho e a dedicação de toda a equipe do SIGJUS, que teve que abraçar um desafio. “Apesar das rotinas de trabalho de cada um comprometidas, os resultados serão importantes”, afirmou a secretária-geral, que também anunciou a integração das seções judiciárias à segunda fase do projeto.  

Os diretores-gerais presentes à  abertura do evento foram unânimes em ressaltar o compromisso de seus servidores com o sucesso do SIGJUS.  Ao responder por 80% do território nacional, o TRF-1ª Região enfrentou  dificuldades para dar cabo da primeira etapa do SIGJUS, segundo seu diretor-geral Sílvio Ferreira.  “Os servidores estão comprometidos com um momento importante do Judiciário”, disse, no que foi seguido pela representante do diretor-geral do TRF-2ª Região, Andréa Alvarez de Azevedo. Ela elogiou a competente coordenação do Conselho, “hábil em integrar as diferentes estruturas da Justiça Federal”.