Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2009 > Setembro > Via Legal discute o poder do rádio

Via Legal discute o poder do rádio

publicado 30/09/2009 10h55, última modificação 11/06/2015 17h06
Notícias, prestação de serviços, cultura. Além de ser um poderoso instrumento de comunicação, o rádio está no centro de muitas polêmicas. Não é de hoje, por exemplo, que muitas emissoras reclamam por serem obrigadas a transmitir a Voz do Brasil

Notícias, prestação de serviços, cultura. Além de ser um poderoso instrumento de comunicação, o rádio está no centro de muitas polêmicas. Não é de hoje, por exemplo, que muitas emissoras reclamam por serem obrigadas a transmitir a Voz do Brasil. Há quem encare o programa como um resquício da ditadura. Para outros, é uma forma justa de divulgar informações dos órgãos públicos. Viviane Rosa conta que, desta vez, uma rádio carioca busca o apoio da Justiça para não ter que reservar o horário nobre da programação para as notícias do governo.

Outra briga das emissoras comerciais do país é para tirar do ar as rádios piratas. Elas são muitas e ainda desafiam a fiscalização. Por lei, apenas o Ministério das Comunicações pode permitir o funcionamento de uma rádio.  Entretanto em Pernambuco, uma prefeitura passou a conceder licenças a emissoras comunitárias. Coube à Justiça Federal resolver o impasse. A reportagem é de Juliano Domingues.

O programa também mostra como uma emissora deve agir para sair da clandestinidade. Normalmente, quem está à frente de uma rádio pirata argumenta que o governo demora demais para analisar os pedidos de licença. Quando isso acontece, é possível buscar ajuda nos tribunais, como fez o diretor da Rádio Sorriso, que funciona na cidade de Novo Hamburgo, no sul do país.

Um outro bom exemplo vem da periferia do Recife: o Via Legal foi conhecer de perto a Rádio Alto Falante, uma emissora pequena e que, apesar de funcionar de forma precária, segue à risca o dever de incentivar e divulgar a cultura local.

Outro destaque desta edição é a crise da Universidade Luterana do Brasil, a Ulbra, uma das mais tradicionais do sul do país. De um lado, um patrimônio de fazer inveja a muita gente; do outro, dívidas. Analice Bolzan conta qual foi a saída encontrada pela Justiça para que o governo recupere pelo menos parte do que deixou de ser pago pela instituição.

Horários de exibição do programa:
TV BRASIL – DF
(canal 2)
Dia 03 de outubro, às 8h30

TV JUSTIÇA
(canal 95)
Dia 30 de setembro, às 21h30
Dia 04 de outubro, às 18h

REDE DA TV EDUCATIVA
Dia de 03 de outubro, às 8h30

REDE CULTURA 
Dia 05 de outubro, às 7h30
 
http://vialegal.cjf.jus.br