Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2010 > Julho > Ministro Francisco Falcão participa da inauguração da Vara Federal de Mossoró (RN)

Ministro Francisco Falcão participa da inauguração da Vara Federal de Mossoró (RN)

publicado 21/07/2010 18h35, última modificação 11/06/2015 17h06

O corregedor-geral da Justiça Federal, ministro Francisco Falcão, participou da inauguração da 10ª Vara Federal na Subseção Judiciária de Mossoró, no Rio Grande do Norte, no dia 1º de julho passado. O Conselho da Justiça Federal (CJF), órgão onde atua o corregedor-geral, contemplou, na Resolução n. 102/2010, a cidade de Mossoró para a instalação desta e de mais duas varas federais até 2014, dentre as 230 novas varas criadas pela Lei n. 12.011/2009.

“A 5ª Região que tinha uma interiorização estimada em 29,11%, ou seja, a segunda menos interiorizada, conseguimos alçá-la a um patamar de 43,31%. Os cinco estados da 5ª Região possuíam, no total, 79 varas e agora chegaremos a 127, num crescimento percentual de 60,76%”, enfatizou o ministro. Ele acrescentou que o número de cargos de magistrados federais na Região, que hoje é de 150, alcançará o número de 246 juízes, um percentual de crescimento de 64%, muito acima da média nacional de incremento, que será de 34,25%.

Segundo dados fornecidos ao CJF pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Mossoró é considerada uma capital regional, sendo o segundo município mais populoso do Estado do Rio Grande do Norte. A cidade possui um importante ponto de extração de petróleo em terra, e também grandes salinas, que geram emprego e renda para a população. Possui um Produto Interno Bruto (PIB) de mais de R$ 2,6 bilhões, influenciando diretamente 39 municípios com populações que, somadas, alcançam mais de 663.262 habitantes. “Este município vive atualmente um intenso crescimento econômico e de infraestrutura”, sublinhou o corregedor-geral.
 
Juntamente com o ministro, estavam presente à solenidade de inauguração o presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, desembargador federal Luiz Alberto Gurgel de Faria, o vice-presidente desse Tribunal, desembargador federal Marcelo Navarro, o diretor do Foro da Seção Judiciária do Rio Grande do Norte, juiz federal Ivan Lira de Carvalho, além de outras autoridades locais.  “Vale aqui ressaltar que o Tribunal Regional Federal da 5ª Região pelo seu presidente, desembargador Luiz Gurgel, trabalhou incessantemente pela localização das varas federais nos estados componentes da 5ª Região”, finalizou o ministro Falcão.