Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2010 > Julho > Via Legal debate as consequências de um erro médico

Via Legal debate as consequências de um erro médico

publicado 07/07/2010 09h10, última modificação 11/06/2015 17h06

Como se sente alguém que recebeu um diagnóstico errado de Aids? Qual deve ser a compensação para um paciente obrigado a passar anos em cima de uma cama por causa dos efeitos de uma vacina? O Via Legal, de 07 a 13 de julho, responde essas e outras perguntas que envolvem o tema erro médico. Em uma das reportagens, Viviane Rosa mostra o drama de uma moradora da cidade de Vitória (ES). Ela soube que tinha o vírus HIV depois de procurar um hospital público mas, por uma coincidência, passou por um novo teste que provou o erro. Aliviada e ao mesmo tempo revoltada, a mulher procurou a Justiça.

Ainda sobre o tema, o programa recorda a história de um estudante de Manaus que, depois de tomar uma vacina, entrou em coma e passou boa parte da adolescência dentro do hospital. A família processou o Estado e garantiu o direito de receber indenização por danos morais.
 
Analice Bolzan  trata de um assunto que ainda tira do sério quem precisa ir a uma agência bancária. Apesar de existirem dezenas de leis estaduais e municipais limitando o tempo de espera, praticamente nenhum banco respeita as exigências. Não é difícil encontrar quem foi obrigado a passar horas na fila à espera de atendimento.
 
O destaque de São Paulo é uma decisão que promete assegurar aos estudantes da Faculdade de Direito da USP, o acesso a milhares de livros que haviam sido encaixotados pela instituição. A medida, tomada para ampliar o número de salas de aula, foi considerada um erro pela Justiça Federal. Para piorar a situação, os livros teriam sido guardados em um prédio sem estrutura e com goteiras. A reportagem é de Erica Resende,

Juliano Domingues esteve no Rio Grande do Norte acompanhando uma inspeção judicial. A prática tem sido adotada com frequência por juízes que trocam os gabinetes pelo trabalho de campo. A meta é ver de perto a situação descrita no processo e descobrir se os pedidos realmente devem ser atendidos. No caso das questões previdenciárias, as inspeções mostraram que em 60% dos casos, os autores não tinham direito ao benefício solicitado.
 
O Via Legal é exibido nas TVs Cultura, Brasil, Justiça e mais de 25 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela internet. www.vialegal.cjf.jus.br ou www.programavialegal.blogspot.com    

Horários de exibição do programa:

TV JUSTIÇA
(canal 95)
Dia 07 de julho, às 21h30
Dia 11 de julho, às 18h

REDE CULTURA   
Dia 10 de julho, às 7h
Dia 12 de julho, às 7h

TV BRASIL – DF
(canal 2)
ia 11 de julho, às 6h