Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2010 > Junho > Reportagem do programa Via Legal vence Conbrascom

Reportagem do programa Via Legal vence Conbrascom

publicado 07/06/2010 16h25, última modificação 11/06/2015 17h06

A reportagem Amor Incondicional, do programa de TV Via Legal, que mostrou a luta de um engenheiro de Curitiba que abandonou emprego e passou a se dedicar integralmente ao filho doente foi a vencedora do Prêmio de Melhor Reportagem de TV no VIII Congresso Nacional de Comunicação e Justiça. A premiação foi na última sexta feira, em Porto Velho (RO), no encerramento do Conbrascom 2010. O programa Via Legal é produzido pelo Centro de Produção da Justiça Federal (CPJUS), coordenado pelo Conselho da Justiça Federal (CJF), com a participação dos cinco tribunais regionais federais, sendo veiculado na TV Justiça e nas emissoras da Rede Cultura.

Produzida pela equipe do Via Legal no TRF da 4ª Região, no Rio Grande do Sul, a matéria tem 11 minutos de duração e mostra passo a passo a luta e as conquistas do homem que hoje comemora o fato do filho ter chegado aos 21 anos, apesar da Gangliosidose GM1, doença degenerativa  rara que atinge o cérebro. A repórter Analice Bolzan conversou com Adolfo Guidi e  mostrou o desfecho do processo aberto contra o engenheiro, que havia deixado de pagar as prestações da casa própria. Uma decisão da juíza federal Anne Karina Amador permitiu que a dívida fosse quitada com o dinheiro das chamadas penas pecuniárias, o que evitou a perda do imóvel.

Finalistas

Além de vencer a categoria Reportagem de TV, o Centro de Produção da Justiça Federal foi finalista em outras três categorias. A revista impressa Via Legal e os programas Via Legal e Momento Ambiental ficaram em segundo lugar. A premiação acontece uma vez por ano e serve de estímulo para a produção de conteúdos impressos e de programas de rádio e TV pelos órgãos do Judiciário Nacional.