Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2010 > Agosto > Conferência mundial sobre transparência no Judiciário

Conferência mundial sobre transparência no Judiciário

publicado 02/08/2010 14h35, última modificação 11/06/2015 17h06

Começa nesta quarta-feira (04/08), às 9h, a I Conferência Mundial sobre Transparência, Ética e Prestação de Contas dos Poderes Judiciários, no auditório do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília. Resultado de uma parceria entre o Conselho da Justiça Federal (CJF), o STJ e o Instituto do Banco Mundial, o evento vai reunir cerca de 200 autoridades, entre magistrados e pesquisadores, das Américas, da Europa e da África.

No primeiro dia do seminário (04/08), às 16h45, o vice-presidente do CJF e do STJ, ministro Ari Pargendler, participa do painel sobre o tema Informação e Comunicação Organizacional como Elementos Essenciais para Aproximar a Justiça do Cidadão. A Conferência Mundial terá dois dias de duração e contará com a participação de outras 500 pessoas que se inscreveram pela internet. O evento também poderá ser acompanhado ao vivo pela internet, no site www.stj.jus.br <http://www.stj.jus.br>. Para assistir, basta acessar o link que estará disponível no hot site da Conferência Mundial.

Na Conferência serão apresentados diagnósticos sobre transparência e prestação de contas dos Poderes Judiciários de cinco países: Brasil, Chile, Costa Rica, Paraguai e Uruguai. Também serão realizados quatro painéis nos quais magistrados, consultores e pesquisadores vão debater as experiências exitosas e sugerir formas de cooperação que facilitem a implementação de medidas que tornem os tribunais mais transparentes e mais próximos dos cidadãos.

*Prêmio Innovare* – Nesta quarta-feira (04/08), logo após a abertura do seminário, será entregue a primeira edição internacional do Prêmio Innovare. O prêmio é uma iniciativa do STJ, do Instituto Innovare e da Cúpula Judicial Ibero-Americana, que homenageia experiências bem sucedidas na área de gestão e modernização da Justiça.

A programação oficial do evento está disponível na internet, no portal do STJ (www.stj.jus.br <http://www.stj.jus.br>), no link Conferência Mundial.