Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2010 > Dezembro > Reportagem do Via Legal é finalista no prêmio AMB

Reportagem do Via Legal é finalista no prêmio AMB

publicado 03/12/2010 16h30, última modificação 11/06/2015 17h06

Mais uma vez, o programa Via Legal está entre os finalistas no Prêmio AMB de Jornalismo. O programa é produzido pelo Conselho da Justiça Federal (CJF), em parceria com os cinco tribunais regionais federais do país, e veiculado na TV Justiça, na TV Cultura e na Rede de TVs Educativas. A reportagem que concorre ao Prêmio AMB em 2010 mostrou como funcionam as visitas virtuais que estão permitindo a presos do Sistema Penitenciário Federal manter contato com as famílias. Desenvolvido pelo Ministério da Justiça, o projeto começou a ser implantado no início de 2010, no presídio de segurança máxima que funciona em Campo Grande (MS).

 No mês de setembro, a repórter Erica Resende esteve na unidade para acompanhar uma dessas visitas. Ela conversou com presos, agentes e juízes que enumeraram as vantagens da iniciativa que reduz custos e assegura um dos direitos dos presos: o de manter vínculos sociais. As conversas são monitoradas o tempo todo, sendo que o parente interessado precisa se inscrever junto às defensorias públicas. A reportagem encerrou uma série produzida pelo Via Legal sobre os quatro presídios federais em operação no país.

 O programa já venceu duas edições do prêmio promovido pela Associação dos Magistrados Brasileiros, sempre na categoria TV Nacional. Em 2006, o prêmio foi pela produção que registrou o trabalho de um juizado itinerante no interior do Piauí. Já em 2009, a repórter Alessandra de Castro venceu a disputa com duas reportagens sobre o processo judicial que levou à desocupação da Reserva Raposo Serra do Sol em Roraima. Neste ano, a divulgação dos vencedores será no dia 10 dezembro e a premiação está marcada para o dia 15 de dezembro.

Clique aqui para assistir a reportagem finalista.