Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2010 > Janeiro > Via Legal Retrô 2009: pagamento da "gorjeta"

Via Legal Retrô 2009: pagamento da "gorjeta"

publicado 27/01/2010 16h15, última modificação 11/06/2015 17h06

Para a maior parte dos clientes, o que incomoda nem é o valor, mas o fato de ser uma imposição. A cobrança de 10% a mais pelo serviço dos garçons, prática comum em bares e restaurantes, sempre foi considerada abusiva pelos órgãos de defesa do consumidor. A boa notícia é que a Justiça Federal confirmou a ilegalidade da medida.  Para complicar, trabalhadores revelam que em muitos estabelecimentos o dinheiro acaba ficando com o patrão, como mostra de Brasília, Alessandra de Castro. Este é apenas um dos destaques do quarto programa da série retrospectiva 2009.

O Via Legal também reapresenta a reportagem que tratou da polêmica envolvendo o uso de animais em pesquisas científicas. A dúvida é: essas experiências são fundamentais para o aprendizado ou explorar bichos em laboratório é uma forma cruel e desnecessária de agir? A questão foi levantada por uma estudante de biologia do Rio de Janeiro, que recorreu à Justiça para ter o direito de não freqüentar as aulas que utilizam cobaias. A reportagem de Viviane Rosa ainda mostra como vivem os veganos, pessoas que, além da carne, tiraram do cardápio todos os produtos derivados de animais, como ovos e leite.

Em outra reportagem, tem o drama de brasileiros que brigam para que o Estado seja responsabilizado por um erro cometido há mais de 40 anos. São pessoas que nasceram com deficiência física por causa dos efeitos colaterais da talidomida, medicamento usado para combater o enjôo durante a gravidez. Na época, a União ignorou o alerta de outros países e permitiu que mulheres continuassem tomando o remédio. De São Paulo, Érica Resende mostra a vitória nos tribunais de alguns personagens dessa história de luta e coragem.

E ainda: Juliano Domingues esteve em Sergipe para conhecer de perto um problema sério que ameaça o equilíbrio do meio ambiente na região. É cada dia maior o estrago causado pela exploração da argila, usada na indústria cerâmica. A esperança de preservação da riqueza natural está em decisões como a imposta pela Justiça Federal que puniu uma empresa que ignorou a lei na hora de retirar a matéria prima do subsolo.

HORÁRIOS DE EXIBIÇÃO

TV JUSTIÇA
(canal 95)

Dia 27 de janeiro às 21h30
Dia 31 de janeiro às 18h


REDE CULTURA 

Dia 30 de janeiro às 7h30
Dia 1º de fevereiro às 7h30
 

TV BRASIL – DF
(canal 2)

Dia 31 de janeiro às 6h