Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2010 > Maio > CJF vai uniformizar ações de TI

CJF vai uniformizar ações de TI

publicado 10/05/2010 17h30, última modificação 11/06/2015 17h06

O CJF aprovou o realinhamento da gestão de Tecnologia e Informação da Justiça Federal. Por meio do Plano Estratégico de Tecnologia da Informação (PETI), já aprovado pela Resolução CJF 103/2010, e do Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI), ambos direcionados à Justiça Federal (CJF, TRFs e seções judiciárias), os processos de trabalho vão ser organizados com a adoção de novos modelos de gestão alinhados ao planejamento estratégico. O trabalho é coordenado pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Institucional (SDI).

“O novo modo de atuação da área de TI vai atender à crescente e ininterrupta demanda por soluções e sistemas de informação, o que supera sua capacidade de atender às solicitações de forma ágil e eficiente, comprometendo o desejo de evolução da área”, diz Edicarlos Borges, secretário de TI do Conselho. Empresa especializada vai auxiliar na tarefa de elaboração do PDTI.

História

O Tribunal de Contas da União (TCU) realizou uma ampla auditoria acerca da governança de TI no âmbito da Administração Pública Federal, que resultou no Acórdão 1603/2008 Plenário. O documento faz recomendações como a de garantir o alinhamento das ações aos objetivos institucionais, proteger informações críticas e promover a correta aplicação dos recursos empregados.

Em consequência do acórdão do TCU, a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento determinou que a contratação de serviços de Tecnologia da Informação seja precedida de planejamento elaborado em consonância com o PDTI.

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por sua vez, também atuou para promover ações de melhoria da gestão na área de TI no Judiciário e editou a Resolução 90, pela qual o tribunal deve elaborar e manter planejamento estratégico de TI alinhado às diretrizes estratégicas institucionais e nacionais.

Empenhado em adotar modelos de gestão que atendam às demandas da sociedade e atento às recomendações do CNJ, o CJF vai implantar o PETI, já aprovado, e o PDTI que promoverá, entre outros benefícios, a integração das unidades de TI, o alinhamento estratégico das ações na Justiça Federal e a definição de uma política de aquisição dos recursos de informática.