Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2010 > Maio > CPJUS é finalista no Conbrascom 2010

CPJUS é finalista no Conbrascom 2010

publicado 17/05/2010 15h05, última modificação 11/06/2015 17h06

O Centro de Produção da Justiça Federal (CPJUS), coordenado pela Assessoria de Comunicação Social do Conselho da Justiça Federal e composto pelas assessorias de comunicação social dos cinco tribunais regionais federais (TRFs), está mais uma vez entre os finalistas do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça. A premiação será no dia 04 de junho na cidade de Porto Velho, em Rondônia, durante o VIII Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação da Justiça – o Conbrascom 2010. São cinco produtos classificados em quatro categorias. O programa Via Legal concorre como Melhor Programa de TV Nacional. O Momento Ambiental, produção que desde 2008 destaca iniciativas que podem fazer a diferença na defesa da natureza, foi escolhido entre os três melhores na categoria Projeto Temático.

As produções do CPJUS também estão entre as melhores reportagens de TV. Das três matérias finalistas, duas são da equipe da Justiça Federal. Alessandra de Castro concorre com a reportagem que mostrou os problemas na rede pública de saúde em Terezinha (PI). Uma máfia formada por donos de pensões, de clínicas e até de médicos convencem pacientes a trocarem hospitais públicos, onde seriam atendidos de graça pela rede privada.

A outra reportagem é de Analice Bolzan. A repórter que trabalha em Porto Alegre esteve em Curitiba para contar a história de um engenheiro que abandonou tudo para salvar a vida do filho, vítima de uma doença rara. Depois de uma longa batalha jurídica, ele conseguiu se livrar de uma dívida junto à Caixa Econômica Federal. Dinheiro de condenados por crimes de menor potencial ofensivo foi usado para quitar o débito.

Outro produto que aparece na relação de finalistas é a Revista Via Legal. A publicação é editada em Brasília pelo CJF com o apoio dos cinco TRFs.  Decisões importantes e iniciativas que melhoram a rotina de trabalho em toda a Justiça Federal estão entre os temas abordados nas sete edições da Revista, lançada no início de 2008.

A 8ª edição do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça (PNCJ) recebeu a inscrição de 140 trabalhos de assessorias de imprensa de órgãos da Justiça de todo o país, divididos em 19 categorias.

O Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça é uma iniciativa do Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ), uma organização não-governamental sem fins lucrativos, voltada à promoção de debates e ações para aproximar as organizações públicas do cidadão. Lançado em 2003, o prêmio visa contribuir para o aperfeiçoamento dos produtos e serviços das assessorias de comunicação da Justiça a partir do destaque de experiências bem sucedidas na área.

 

Confira quem são os concorrentes do CPJUS:

CATEGORIA PROGRAMA DE TV NACIONAL
- PROGRAMA VIA LEGAL - CJF
- STJ CIDADÃO - Superior Tribunal de Justiça
- BRASIL ELEITOR - Tribunal Superior Eleitoral

CATEGORIA REVISTA
- REVISTA VIA LEGAL - CJF
- REVISTA TÉCNICA - Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso
- REVISTA ANAMATRA - Anamatra

CATEGORIA PROJETO TEMÁTICO
- PROGRAMA MOMENTO AMBIENTAL - CJF
- PROGRAMA VIVER DIREITO - TJDFT
- CAMPANHA ATITUDE: MULTIPLICANDO ATITUDES SOCIOAMBIENTAIS RESPONSÁVEIS – do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão

CATEGORIA REPORTAGEM DE TV
- REPORTAGEM SAÚDE CLANDESTINA - CJF e TRF1

- AMOR INCONDICIONAL - CJF e TRF4

- DOCUMENTÁRIO: POLUIÇÃO SONORA - Ministério Público de Pernambuco