Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2010 > Maio > JF dá início ao cumprimento da Meta 5 do Judiciário

JF dá início ao cumprimento da Meta 5 do Judiciário

publicado 28/05/2010 09h00, última modificação 11/06/2015 17h06

A Justiça Federal já está trabalhando para cumprir a Meta 5 do Judiciário, que tem por objetivo implantar métodos de gerenciamento de rotinas em pelo menos 50% das unidades judiciárias de primeiro grau do país. A Secretaria de Desenvolvimento Institucional (SDI) do Conselho da Justiça Federal (CJF) coordena a tarefa. O juiz federal em auxílio à presidência do CJF, Élio Wanderley, é o gestor nacional do projeto. Cada tribunal regional federal designou juízes federais como gestores das metas.  

De acordo com a SDI, o projeto de implantação de método de gerenciamento de rotinas na primeira instância abrangerá na primeira etapa 50% das varas de competência cível da Justiça Federal. A equipe das varas será responsável por levantar quais os processos (rotinas) existentes e elencar os três considerados mais relevantes (críticos).  “Este é um trabalho nunca feito”, avalia Silvana Soares, servidora da SDI e gerente do projeto em âmbito nacional. Cada TRF terá o seu gerente regional.

Em videoconferência realizada na tarde desta quarta-feira (26) entre o CJF e os cinco tribunais regionais, a SDI apresentou a metodologia de gerenciamento do projeto que será utilizada para o cumprimento da Meta 5. A partir da elaboração de uma lista única dos processos das varas cíveis, serão definidos três processos objeto de mapeamento para implantação da metodologia de gerenciamento de rotina em âmbito nacional, iniciando pelos workshops regionais.  

Na sequência, magistrados e servidores envolvidos no projeto serão capacitados, tanto presencialmente na metodologia a ser desenvolvida nos workshops pelos membros dos escritórios de processos, como a distância em conceitos básicos de gerenciamento de processos e no uso da ferramenta Bizage de mapeamento. De acordo com a secretária de Desenvolvimento Institucional Márcia Melo, a participação dos juízes no treinamento on-line contribui para o cumprimento da Meta 8, segundo a qual 50% dos magistrados devem ter pelo menos 40 horas de capacitação em administração judiciária, priorizando-se o ensino a distância.