Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2010 > Maio > Via Legal: bilhete sorteado da loteria vai parar na Justiça

Via Legal: bilhete sorteado da loteria vai parar na Justiça

publicado 19/05/2010 09h40, última modificação 11/06/2015 17h06

É quase uma paixão nacional: jogar na loteria faz parte da cultura do brasileiro. Quem aposta conta com a sorte embora os matemáticos provem que as possibilidades de acertos são mínimas. Mais improvável ainda é ter os números sorteados e não receber o prêmio. Foi o que aconteceu com um morador de São Paulo. Érica Resende conta que a lotérica não pagou porque foi assaltada e os ladrões levaram todos os registros dos jogos. A família do ganhador briga na Justiça para receber o dinheiro. 

Sobre o mesmo tema, Viviane Rosa mostra que no Rio de Janeiro um bolão organizado por uma casa lotérica causou muitos problemas. O vendedor prometeu quase cem combinações de jogos, mas apenas 38 foram registradas. Resultado: ganhadores ficaram sem o prêmio. O caso também foi parar nos tribunais que obrigou a empresa a pagar pouco mais de  R$30 mil a um dos apostadores.

De Porto Alegre, Analice Bolzan fala da negligência do Estado em um caso de terrorismo no Brasil. Há pouco mais de duas décadas um avião comercial foi seqüestrado e um piloto assassinado. A família da vítima quer ser indenizada pela Infraero. A empresa pública teria falhado ao permitir que o seqüestrador embarcasse com armas e munição.

Na Paraíba, a polêmica envolve a imprensa. Qual o limite entre os direitos à informação e à privacidade? Para o Ministério Público Federal, uma pessoa presa só pode ser filmada ou fotografada se autorizar por escrito a divulgação da imagem. Já o Estado questiona a recomendação na Justiça. Alega que esse tipo de exposição, muitas vezes, ajuda a evitar novos crimes. 

O Via Legal desta semana também fala de adoção. Por lei, filhos biológicos e adotivos têm os mesmo direitos. Mas na prática, essa igualdade nem sempre é respeitada. Alessandra de Castro conta a história de duas irmãs lutam para receber pensão do pai adotivo, um marechal do Exército que morreu há nove anos.
 
O Via Legal é exibido nas TVs Cultura, Brasil, Justiça e mais de 25 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela internet. www.vialegal.cjf.jus.br ou www.programavialegal.blogspot.com.

Horários de exibição do programa:

TV Justiça
(canal 95)
Dia 19 de maio, às 21h30
Dia 23 de maio, às 18h

Rede Cultura
Dia 22 de maio, às 7h
Dia 24 de maio, às 7h
 
TV Brasil – DF
(canal 2)
Dia 23 de maio, às 6h