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TCU conhece experiência do SIGJUS

publicado 24/03/2010 16h20, última modificação 11/06/2015 17h06

O Tribunal de Contas da União (TCU) conheceu nesta quarta-feira (24) o Projeto Sistemas Integrados de Gestão da Justiça Federal (SIGJUS). Representantes das áreas de logística e de Tecnologia da Informação do órgão reuniram-se com o secretário de Administração do CJF e secretário executivo do projeto Misael Guerra, o secretário de Recursos Humanos Antônio Carlos Costa, o subsecretário de Desenvolvimento da STI Marcos Barbosa, Nomaria Carvalho de Alencar, da Comissão Permanente de Licitação, e Carlos Magno dos Santos, da Coordenadoria de Projetos Estratégicos.  O objetivo da visita foi conhecer o trabalho realizado no SIGJUS, já que o TCU inicia processo de licitação para a contratação de um sistema integrado de gestão para o órgão.

De acordo com Misael Guerra, o SIGJUS realizou o mapeamento dos processos de trabalho de toda a área administrativa da Justiça Federal, porém o detalhamento das rotinas foi feito primeiramente na área de Recursos Humanos, tendo em vista que o Sistema de Gestão de Pessoas, já licitado, será o primeiro a ser implantado.

Para isso, foram capacitados cerca de 300 servidores na ferramenta Bizage de mapeamento de processos, além de realizadas mais de 350 reuniões por videoconferência, uma vez que o projeto buscou envolver as 33 unidades da Justiça Federal em todas as etapas, num total de 1500 servidores. Os representantes do TCU elogiaram a estratégia do CJF nesse sentido. “No tribunal, a ferramenta permanece de domínio somente de um grupo de modelagem”, disseram. 

Misael Guerra explicou a importância da implantação da cultura de gestão por processos na Justiça Federal, necessária à concretização do SIGJUS: “Sem isso, o trabalho não poderia ser feito”, disse. Marcos Barbosa acrescentou que trabalhar por processos facilita a extração de indicadores de desempenho e o seu monitoramento.

A experiência de realizar uma audiência pública com 19 empresas presentes, na busca de uma solução de mercado robusta e moderna que atendesse de forma centralizada todas as áreas da Justiça Federal e seus 35 mil usuários, também foi comentada pela equipe do SIGJUS. Tal envolvimento para a construção do melhor sistema unificado de gestão de pessoas é, na opinião de Marcos Barbosa, mais do que discutir tecnologia e ferramentas; passou-se a discutir o negócio. 

A expectativa de receber um sistema que não foi imposto, mas negociado em todas as suas etapas, é, para Misael Guerra, um ganho significativo do projeto SIGJUS. “Nas seções judiciárias as pessoas estão emocionadas. Houve uma quebra de resistências, pois todos estão sendo ouvidos”, afirmou. 

Ao final da apresentação, o SIGJUS recebeu elogios da equipe do TCU. “O trabalho que nos foi apresentado é muito bom, a equipe do CJF foi muito atenciosa e disponível ao atender nossas dúvidas sobre o processo", disse Maurício Ramos, assessor da Secretaria de Infra-Estrutura da Tecnologia da Informação do TCU. "Foi uma troca de experiências muito proveitosa e a chance de esclarecermos muitos pontos sobre o processo e suas melhores aplicações", completou o servidor Paulo André.