Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2010 > Novembro > Conselho de Dirigentes de Controle Interno reúne-se no CJF

Conselho de Dirigentes de Controle Interno reúne-se no CJF

publicado 29/11/2010 16h25, última modificação 11/06/2015 17h06

Os membros do Conselho de Dirigentes de Controle Interno dos Poderes da União (Dicon) reuniram-se na manhã desta segunda-feira (29) na sede do Conselho da Justiça Federal (CJF), em Brasília, para criar uma comissão que formalize as atividades do órgão. Participaram da reunião representantes da Presidência da República, Câmara dos Deputados, Tribunal de Contas da União (TCU), Ministério das Relações Exteriores (MRE), Ministério Público da União (MPU), Superior Tribunal Federal (STF), Superior Tribunal de Justiça (STJ) e Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Os participantes estabeleceram metas para um treinamento na área de Controle Interno, de forma a uniformizar o trabalho nos três Poderes. Também foi discutido o Acórdão do TCU nº 1074/2004, que prevê programa de monitoramento da qualidade do trabalho de auditoria interna. Ficou decidido que o ex-secretário de Controle Interno do CJF, Getúlio Caixeta de Souza, será responsável pela criação do grupo de trabalho, planejamento  da estrutura e agendamento de reuniões para a capacitação dos servidores que atuam no controle interno da Administração Pública.

Além dos presentes, o Dicon também é composto por representantes do Senado Federal, Ministério da Defesa, Ministério Público da União (MPU), Superior Tribunal Militar (STM), Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Tribunal Superior do Trabalho (TST) e Controladoria-Geral da União (CGU).

O Conselho tem a missão de integrar o Controle Interno dos Poderes da União, propondo uma padronização, racionalização e atualização das normas e procedimentos na área de CI. Os membros do Dicon se reúnem bimestralmente. Atualmente, o secretário de Controle Interno do CJF, Maurício Antonio do Amaral Carvalho, é o presidente do Dicon. No próximo biênio 2012/2014, a presidência passará para um órgão do Executivo.