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CJF e TRFs receberão propostas de logomarca única até 03/12

publicado 29/11/2010 16h40, última modificação 11/06/2015 17h06

Servidores e magistrados vinculados ao Conselho da Justiça Federal (CJF) ou à Justiça Federal de primeiro e segundo graus têm até o dia 03/12 para encaminharem ao órgão a que estejam vinculados propostas de logomarca única para a Justiça Federal.  Em sessão realizada no dia 27 de setembro último, o Colegiado do CJF decidiu que os cinco TRFs e o próprio CJF terão um prazo de 60 dias para apresentarem propostas de logomarca, que serão posteriormente submetidas à seleção do Colegiado. As propostas de logomarca devem ser encaminhadas à  Secretaria-Geral do CJF (no caso de servidor deste órgão) ou à Presidência do TRF a que esteja vinculado. A nova logomarca passará a ser utilizada por todas as instituições que compõem a Justiça Federal - (CJF), tribunais regionais federais e respectivas seções judiciárias e faz parte do projeto Identidade Institucional, que tem o objetivo de dar início a uma política de comunicação para a Justiça Federal que fortaleça sua imagem e integre suas instituições em torno de uma só marca e um só nome.

 O lay-out deve permitir a possibilidade de aplicação em cores, preto e branco, fundo escuro, tons de cinza e reduzido, sem que prejudique sua leitura. As propostas devem ser encaminhadas impressas em papel A4 branco sem identificação. Devem ser postadas em um envelope contendo, em folhas separadas, a identificação do autor (nome, endereço, telefone, órgão a que pertence, etc...) e a justificativa conceitual. Será dado um número a cada trabalho e este número servirá como identificação dos autores dos trabalhos escolhidos. O trabalho selecionado deverá ser enviado posteriormente em arquivo vetorial (Corel Draw, Illustrator ou aplicativo compatível). O autor do trabalho selecionado deverá entregar ao CJF declaração de cessão gratuita dos direitos autorais.

 Na sessão do CJF, os conselheiros examinaram e aprovaram o projeto Identidade Institucional da Justiça Federal, elaborado pela Assessoria de Comunicação Social do CJF. Pretende-se, com o projeto, construir uma identidade institucional unificada e sólida, reforçando a credibilidade e a imagem institucional e ampliando a comunicação com os seus diversos públicos. De acordo com a assessora de Comunicação Social do CJF, Roberta Bastos, a falta de uma identidade institucional única é fator que contribui para que a imagem da Justiça Federal seja difusa e pouco compreendida. “O Conselho da Justiça Federal, como órgão central da instituição, tem um papel-chave na promoção de uma política de comunicação voltada à afirmação dessa identidade”, justifica. Ela acrescenta que a falta de uniformidade visual é percebida em todos os setores da Justiça Federal. Segundo ela, cada TRF criou sua própria identidade visual - em seus sites na internet e em suas publicações institucionais, por exemplo, os lay-outs são completamente diferentes.

 Durante a sessão do CJF, foram apresentadas aos conselheiros uma síntese do projeto e quatro sugestões de logomarca, selecionadas pelo Comitê de Planejamento Estratégico da Justiça Federal e pelo Centro de Produção da Justiça Federal, integrado pelas assessorias de comunicação social do CJF, dos TRFs e de suas respectivas seccionais. No entanto, os conselheiros preferiram obter novas propostas, decidindo, portanto, estabelecer o prazo de 60 dias para a sua apresentação.