Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2010 > Novembro > Via Legal apresenta edição especial sobre conciliação

Via Legal apresenta edição especial sobre conciliação

publicado 24/11/2010 08h10, última modificação 11/06/2015 17h06

Conciliando a gente se entende. Com esta frase, o Judiciário brasileiro espera consolidar ainda mais o movimento que tenta convencer a população a trocar a disputa pelos acordos. Nesta semana, de 24 a 30 de novembro, o Via Legal apresenta uma edição especial, que mostra as vantagens e os desafios desta forma de resolver conflitos. Entre os dias 29 de novembro e 03 de dezembro, o país realiza mais uma Semana Nacional de Conciliação. As audiências devem se repetir em 56 tribunais espalhados por todo o Brasil.

Direto do Rio de Janeiro, Viviane Rosa mostra os números nacionais desta iniciativa que começou em 2006 e que tem no Conselho Nacional de Justiça, o principal incentivador. A reportagem explica que, desta vez, o principal propósito dos organizadores é enraizar na população e, sobretudo, entre os profissionais do Direito, a cultura da negociação. A estimativa é que boa parte dos mais de 86 milhões de processos que estão em andamento  em andamento na Justiça pode ser resolvida com uma boa conversa.  

De São Paulo, o destaque são os avanços implementados ao longo dos anos para fazer da conciliação uma rotina. No caso do Tribunal Regional Federal da 3a Região, existe um gabinete específico para tratar do tema. Outro diferencial é que os envolvidos nos processos podem pedir por e-mail para que as ações sejam incluídas nos mutirões. Erica Resende traz exemplos de pessoas que tiveram os problemas resolvidos de forma amigável.

O programa recorda a  história de um engenheiro de Curitiba que parou a própria vida para evitar que filho, portador de uma doença rara, morresse. Apesar dos avanços na preservação do adolescente, ele sofria com as ameaças de perder a casa financiada pela Caixa Econômica Federal. Uma decisão inédita, tomada durante uma audiência de conciliação, garantiu a quitação do imóvel. O caso é mais uma prova que o acordo quase sempre é a melhor alternativa.

O Via Legal é exibido nas TVs Cultura, Justiça e mais de 25 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela internet. www.vialegal.cjf.jus.br ou www.programavialegal.blogspot.com    

Horários de exibição do programa:

TV JUSTIÇA
24 de novembro, às  21h30
28 de novembro 18h

REDE CULTURA
27 de novembro, às  8h
29 de novembro, às 7h

TV BRASIL
( Brasília – canal 02)
28 de novembro, às 6h