Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2010 > outubro > Abertura do workshop sobre a Meta 5 na SJDF

Abertura do workshop sobre a Meta 5 na SJDF

publicado 14/10/2010 12h50, última modificação 11/06/2015 17h06

A solenidade de abertura do workshop sobre a "Meta 5 – gerenciamento de rotinas nas unidades judiciárias da Justiça Federal" na Seção Judiciária do Distrito Federal aconteceu ontem, dia 13 de outubro. O workshop é promovido pelo Conselho da Justiça Federal (CJF), direcionado aos magistrados e diretores de secretarias da seção judiciária. A meta 5 visa implantar método de gerenciamento de rotina (gestão de processos) em 50% das unidades judiciárias de primeiro grau.

Os objetivos do evento, que termina na sexta-feira, são debater novos fluxos de trabalho, ajudar a melhorar a rotina de gerenciamento dos processos da 1ª instância, discutir a modelagem e padronização do procedimento comum ordinário da distribuição inicial até a remessa ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1).

Compuseram a mesa de honra a desembargadora federal Mônica Sifuentes, o diretor do Foro em exercício, juiz federal Novély Vilanova da Silva Reis, e a juíza federal convocada para a Corregedoria Geral da 1ª Região, Kátia Balbino de Carvalho Ferreira.

Em sua fala, o diretor do Foro em exercício se disse feliz por ver que as instituições e os magistrados estão preocupados em resolver os entraves da burocracia presentes no Judiciário.

Por sua vez, a magistrada Kátia Balbino de Carvalho Ferreira destacou que a idéia da Meta 5 é dar agilidade ao Judiciário, conhecendo as boas práticas espalhadas pelas diversas varas do País e disseminando-as. Na opinião da juíza federal, “é bem interessante a gente (magistrados) parar de pensar só em sentenciar e pensar em administrar (...). O juiz tem que lembrar que ele não é gestor de um gabinete, ele é gestor de uma vara inteira.”

Ao encerrar a solenidade, a desembargadora federal Mônica Sifuentes lembrou aos presentes que magistrados são prestadores de serviço público e que, por isso, devem se preocupar em melhorar a administração para aprimoramento da função jurisdicional.

Além de diversas autoridades, estiveram presentes ao evento vários magistrados e diretores de varas da Seção Judiciária do Distrito Federal, a diretora da Secretaria Administrativa da Seccional, Loíla Barbosa Aguiar de Almeida, e servidores.
Com informações da Secos DF