Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2010 > outubro > Workshop do CJF no TRF4 definirá fluxograma para andamento processual

Workshop do CJF no TRF4 definirá fluxograma para andamento processual

publicado 05/10/2010 19h15, última modificação 11/06/2015 17h06

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) está promovendo, em parceria com o Conselho da Justiça Federal (CJF), um workshop sobre gerenciamento de rotinas nas varas federais da 4ª Região. A atividade visa ao cumprimento da meta 5 do CNJ, que prevê a implantação de método de gerenciamento de rotinas em pelo menos 50% das unidades judiciárias de 1º grau.

O encontro, que está ocorrendo na sala de cursos da Emagis, na sede do tribunal, nos dias 4, 5 e 6 de outubro, e reúne juízes federais e diretores de secretaria de 16 varas selecionadas nos três Estados da 4ª Região (RS – 6, PR – 6 e SC – 4). No decorrer do encontro, deverá ser desenhado um fluxograma de rotinas que será aplicado de forma experimental nas unidades participantes para a otimização do andamento processual.

A equipe organizadora ofereceu, no início do evento, um fluxograma desenhado a partir da rotina de trabalho da Vara Federal Ambiental de Porto Alegre para servir de modelo. Partindo desse desenho, um novo foi sendo criado com as sugestões dos participantes. Conforme Patrícia Campos, uma das organizadoras do encontro, servidora do Escritório de Processos da Seção Judiciária de Santa Catarina, "a intenção é chegar a um fluxo comum que possa ser aplicado em todas as unidades da Justiça Federal da 4ª Região".

Segundo a juíza federal Graziela Soares, titular em União da Vitória (PR), o detalhamento do fluxo do processo permite maior reflexão e, por consequência, a identificação das fases e as formas de aplicar os mecanismos facilitadores disponíveis no processo eletrônico. Para o juiz federal Paulo Mário Canabarro Trois Neto, da Vara Federal de Cruz Alta (RS), "um projeto universal, com boas práticas, vai ajudar a todos". Já o juiz federal Cláudio Roberto da Silva, da 3ª Vara Federal de Florianópolis (SC), apontou como ponto positivo do encontro poder ouvir e contar com a experiência dos diretores de secretaria presentes.

http://www.trf4.jus.br