Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2010 > Setembro > Via Legal: briga na Justiça pelo direito ao trabalho

Via Legal: briga na Justiça pelo direito ao trabalho

publicado 08/09/2010 15h14, última modificação 11/06/2015 17h06

Nesta semana, o programa Via Legal destaca a luta de alguns profissionais pelo direito de trabalhar. Em São Paulo, depois de um longo impasse, uma das universidades mais respeitadas do país decide alterar o currículo e obriga obstetrizes a voltar à sala de aula. A alegação do Conselho Regional de Enfermagem é que, da forma como era oferecido, o curso não atendia às determinações legais. Erica Resende mostra o drama de quem se formou e agora não consegue trabalho.

Direto de Recife, Juliano Domingues traz a luta de funcionários de um laboratório para reduzir a jornada de trabalho. Eles são obrigados a conviver com os riscos da radioativiade e, mesmo assim, trabalhavam 40 horas por semana. Diante da recusa do órgão público, o grupo precisou ir à Justiça para garantir o direito previsto em lei. Com a decisão, vão passar menos tempo expostos ao material radioativo.     

O programa mostra ainda a segunda reportagem da série sobre os presídios federais. Alessandra de Castro esteve em Catanduvas (PR), Campo Grande (MS), Porto Velho (RO) e Mossoró (RN) e mostra porque as unidades são consideradas de segurança máxima. O uso da tecnologia e o preparo dos profissionais que atuam nas penitenciárias estão entre os fatores que explicam o sucesso do sistema que começou a funcionar em 2004 e hoje abriga os presos mais perigosos do país.

Do sul do país, o destaque também é a tecnologia. O monitoramento do trabalho de juízes federais já é feito de forma virtual. A videoconferência permite que as explicações sobre o andamento de processos e a rotina do magistrado sejam repassadas ao corregedor sem que ele precise se deslocar até o interior.  O avanço significa economia de tempo, de dinheiro e garante à população informações importantes sobre o que acontece no dia a dia da Justiça Federal.

O Via Legal é exibido na TV Justiça e mais de 25 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela internet. www.vialegal.cjf.jus.br ou www.programavialegal.blogspot.com    


HORÁRIOS DE EXIBIÇÃO

TV JUSTIÇA
08 de setembro 21H30
12 de setembro 18h


REDE CULTURA
11 de setembro  8h
13 de setembro  7h


TV BRASIL
( Brasília – canal 02)
12 de setembro 6h