Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2010 > Setembro > Via Legal: causas, consequências e responsabilidades pela corrupção

Via Legal: causas, consequências e responsabilidades pela corrupção

publicado 20/09/2010 14h08, última modificação 11/06/2015 17h06

O tema do programa Via Legal desta semana, de 22 a 28 de setembro, é a corrupção que ainda se repete em todo o país. A intenção é discutir o que explica este comportamento que causa prejuízos, assusta e revolta boa parte da população. Viviane Rosa apresenta dois exemplos que atingiram a já desgastada imagem da polícia carioca. Nas duas situações, o destino dos acusados será definido nos tribunais. E tem ainda um puxão de orelha a quem acha que corrupção é problema exclusivo do servidor público.

Ainda sobre o tema, o programa recorda os 20 anos da criação da chamada Lei do Colarinho Branco. A medida tem permitido que o país enfrente o crime organizado e as quadrilhas com atuação internacional. Analice Bolzan lembra a importância da especialização de varas para que o Estado possa vencer esta guerra.

Outro destaque desta edição é o impasse que antecedeu a construção de um parque eólico no Ceará. Ambientalistas tentaram impedir a realização do projeto por entender que ele seria uma ameaça ao meio ambiente.  Também houve discussão sobre o tipo de licença necessária à obra. Juliano Domingues esteve na região para mostrar o desfecho desta disputa. Hoje, 75 turbinas funcionam o tempo todo e garante a produção de energia suficiente para abastecer uma cidade de 500 mil habitantes.  

Direto de São Paulo, Erica Resende acompanhou as principais dificuldades enfrentadas pelos usuários do transporte aéreo no país. Os atrasos e a falta de informação tiram a paciência de muita gente. Na tentativa de reduzir os transtornos, pela segunda vez na história, a Justiça instalou juizados especiais nos principais aeroportos do país. A meta é resolver, na hora, a maioria dos problemas registrados pelos passageiros.

Alessandra de Castro mostra em que casos é possível pedir indenização dos Correios. De acordo com a própria empresa, 0,5% de tudo o que é enviado não chega ao destino. Para se proteger, o consumidor deve criar o hábito declarar o valor dos objetos despachados.

O Via Legal é exibido na TV Justiça e mais de 25 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela internet. www.vialegal.cjf.jus.br ou www.programavialegal.blogspot.com    

Horários de exibição do programa:

TV Justiça
22 de setembro, às 21H30
26 de setembro, às 18h

Rede Cultura
25 de setembro, às 8h
27 de setembro, às 7h

TV Brasil
( Brasília – canal 02)
26 de setembro, às 6h