Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2011 > Abril > CJF dá início a Programa de Gestão Ambiental

CJF dá início a Programa de Gestão Ambiental

publicado 18/04/2011 14h46, última modificação 11/06/2015 17h06

Na manhã desta segunda-feira, 18 de abril, representantes da Associação Amigos do Futuro, estiveram nas dependências do Conselho da Justiça Federal (CJF) para verificar a situação ambiental das instalações. "O trabalho consiste em fazer um levantamento dos aspectos e impactos ambientais do Conselho. A partir do diagnóstico, serão implementadas ações para promover o Programa de Gestão Ambiental", explicou a diretora executiva da associação, Rejane Pieratti.

Na última quinta-feira (14/04), a ONG especializada em projetos ambientais firmou termo de parceria com o Conselho, para implementar Programa de Gestão Ambiental no CJF. A parceria prevê ações de sensibilização e treinamento de servidores, estagiários e prestadores de serviço sobre conscientização ambiental e temas como economia e reciclagem de material. Essas ações estão previstas na Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.035/2010).

Segundo a prestadora de serviços Valdinéa Gomes Xavier, que apresentou as unidades do Conselho para os representantes da ONG, a visita é de grande importância. "Por mais que algumas atitudes já sejam tomadas em relação à coleta e reciclagem, sempre é possível melhorar", concluiu ela.

Para Rejane Pieratti, os impactos ambientais encontrados no órgão não demandam nenhuma medida extrema. "A produção de resíduos e o consumo de água e energia podem ser minimizados por ações de conscientização ambiental. Também é importante o uso de material apropriado para as coletas e para a economia", enfatizou Rejane, que fez um registro fotográfico da situação do Conselho. 

Pelo termo de parceria, o CJF se compromete a prestar todo o apoio necessário à Associação Amigos do Futuro para a coleta e disponibilização de materiais recicláveis. A primeira ação neste sentido será a entrega, à ONG, do primeiro lote de cartuchos de impressão usados, que deve acontecer nesta terça-feira (19/04).