Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2011 > Abril > Via Legal:destruição e preservação ambiental

Via Legal:destruição e preservação ambiental

publicado 13/04/2011 09h20, última modificação 11/06/2015 17h06

Nesta semana, de 13 a 19 de abril, o Via Legal relembra decisões e iniciativas que atingem o meio ambiente, sobretudo, no litoral brasileiro. Numa das reportagens, Viviane Rosa mostra a situação em uma das praias mais bonitas do Espírito Santo. Em Anchieta, o comércio ambulante avança sobre a areia causando poluição ao mar. A prefeitura havia se comprometido a tirar do papel o projeto Orla mas como nada foi feito, o assunto chegou aos tribunais. A ordem de demolição das barracas é uma esperança de resolver de vez o problema.   

No Rio Grande do Sul, o desafio de ambientalistas e da Justiça Federal é impedir o avanço de condomínios de luxo que hoje tomam conta de boa parte da praia no município de Xangri-Lá. Os prédios já teriam descaracterizado o local conhecido pelas dunas. A reportagem é de Analice Biolzan que também mostra a realidade nos parques nacionais. Os espaços criados pelo governo para garantir a preservação da natureza sofrem as consequências da ocupação irregular e também da falta de planos de manejo.

Juliano Domingues esteve no Rio Grande do Norte para repercutir o desfecho de uma decisão judicial que promete afastar mais uma ameaça ao Projeto Tamar. A construção de um hotel de luxo em uma praia onde as tartarugas marinhas costumam se reproduzir estava colocando em risco a iniciativa criada há mais de 30 anos para evitar a extinção da espécie. Os responsáveis pelo empreendimento e pela fiscalização acabaram condenados nos tribunais.

O programa traz ainda uma reportagem sobre a iniciativa de moradores de Santos, no litoral paulista, para preservar uma fortaleza que guarda parte da história do país. Erica Resende conversou com os responsáveis pelo projeto que só foi viabilizado com o aval da Justiça. O prédio, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Iphan, estava abandonado há pelo menos um século.

O Via Legal é exibido nas TVs Cultura, Justiça e mais de 25 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela internet. www.vialegal.cjf.jus.br ou www.programavialegal.blogspot.com    

Horários de exibição do programa:

TV JUSTIÇA
13 de abril, às  21h
16 de abril, às 18h30
18 de abril, às 21h30

REDE CULTURA
16 de abril, às  8h
18 de abril, às 7h

TV BRASIL
( Brasília – canal 02)
17 de abril, às 6h