Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2011 > Agosto > Ministro João Otávio de Noronha assumirá a Corregedoria-Geral da Justiça Federal

Ministro João Otávio de Noronha assumirá a Corregedoria-Geral da Justiça Federal

publicado 05/08/2011 12h07, última modificação 11/06/2015 17h06

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), João Otávio de Noronha, toma posse nesta terça-feira (9/8), no cargo de Corregedor-Geral da Justiça Federal. O cargo é exercido no Conselho da Justiça Federal (CJF), órgão do qual o ministro é membro efetivo. Ele assume a vaga deixada pelo ministro Francisco Falcão, que completa nesse dia o seu mandato de dois anos no cargo. A cerimônia de posse acontece às 18h, no Salão Nobre do STJ.

Ao tomar posse no cargo de Corregedor-Geral, o ministro Noronha automaticamente assume também as funções de presidente da Turma Nacional de Uniformização dos Juizados Especiais Federais e de diretor do Centro de Estudos Judiciários do CJF.

Natural de Três Corações (MG), o ministro construiu sua carreira jurídica no Banco do Brasil, onde ingressou como funcionário concursado, em 1975, tornando-se advogado do Banco em 1984, tendo sido promovido a diversos cargos até chegar a Diretor Jurídico da instituição.

Também atuou como Conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil e integrou o Conselho de Administração das empresas Cia. Energética do Rio Grande do Norte, ITAPEBI Geração de Energia S/A, Companhia de Seguros Aliança do Brasil, e Valesul Alumínios S/A.

Em 2002 foi nomeado ministro do STJ, onde já atuou como membro da 2ª Turma e da 1ª Seção e presidente da Segunda Turma. Atualmente é presidente da 4ª Turma, membro da 2ª Seção, da Corte Especial e do Conselho de Administração daquele tribunal. O ministro é membro efetivo do CJF desde março de 2011.

 

Assessoria de Comunicação Social

Conselho da Justiça Federal