Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2011 > Fevereiro > Ministro Falcão constata agilidade do Judiciário em Dia

Ministro Falcão constata agilidade do Judiciário em Dia

publicado 02/02/2011 10h10, última modificação 11/06/2015 17h06

O corregedor geral da Justiça Federal, ministro Francisco Falcão, visitou nesta segunda-feira, (31/1), o Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), em São Paulo, onde constatou a agilidade no andamento do projeto Mutirão Judiciário em Dia, desenvolvido pelo Conselho da Justiça Federal (CJF), em parceria com aquele tribunal e com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Na ocasião, o corregedor-geral reuniu-se com o presidente do TRF3, desembargador federal Roberto Haddad, a corregedora regional da 3ª Região, desembargadora federal Suzana Camargo, a juíza federal Mônica Aguiar (representante do CJF na coordenação do projeto), o desembargador Vladimir Passos de Freitas (representante do CNJ), e os magistrados federais que participam da iniciativa.

O ministro disse ter verificado, com os dados fornecidos pelo “processômetro”, que o projeto já alcançou uma cifra de quase 28 mil processos julgados. “Esses números, levando-se em consideração o pouco tempo para mobilização das pessoas, revela o empenho e engajamento de todos neste projeto”, elogiou. O “processômetro” é um instrumento eletrônico de controle, que mede, em tempo real, a quantidade de julgamentos realizados pelos gabinetes que compõem o projeto e pelos juízes convocados em auxilio, com o objetivo de dar transparência ao projeto.

Ele ressaltou o envolvimento de 40 desembargadores do TRF, que prestam apoio ao projeto, além de 82 servidores e 30 estagiários focados na consecução da meta fixada. O ministro fez um agradecimento especial ao empenho desses profissionais. “Vocês são a linha de frente do Conselho da Justiça Federal, do Conselho Nacional de Justiça e do Tribunal Regional Federal da 3ª Região e se comprometeram, de corpo e alma, no sucesso do Mutirão”, exclamou.

O corregedor incitou a todos que se empenhem na continuação desse trabalho, garantindo todo o apoio do CJF para que a meta inicialmente projetada – o julgamento de 81 mil processos pendentes no tribunal até março de 2011 - seja alcançada.

O projeto Mutirão Judiciário em Dia foi lançado com o objetivo de dar cumprimento à Meta 2/2009 do Judiciário (julgar todos os processos de conhecimento distribuídos até 31 de dezembro de 2005) e a Meta 2/2010 (julgar todos os processos de conhecimento distribuídos até 31 de dezembro de 2006), e deve-se estender aos cinco tribunais regionais federais do país. No TRF da 1ª Região, em Brasília (DF), o projeto foi lançado em novembro de 2010 e seus trabalhos foram iniciados em janeiro deste ano.