Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2011 > Maio > Momento Ambiental mostra realidade do desmatamento no Pará

Momento Ambiental mostra realidade do desmatamento no Pará

publicado 24/05/2011 18h22, última modificação 11/06/2015 17h06

             No momento em que o país discute mudanças no Código Florestal, uma das normas mais importantes da legislação ambiental brasileira, vale a pena entender como estamos em relação ao desmatamento da Floresta Amazônica. Foi com este propósito que o programa Momento Ambiental esteve no interior do Pará. A equipe viajou até Bagre, um pequeno município que fica a 12 horas de barco de Belém. A rotina dos pouco mais de 20 mil moradores da região reflete um quadro de ilegalidade, abandono e crimes contra a natureza. Uma realidade que ainda se repete na chamada Amazônia Legal.

            Com raras exceções, é da extração irregular de madeira que os ribeirinhos sobrevivem. O programa acompanhou a rotina destes brasileiros que, muitas vezes, são obrigados a trocar madeira por comida. Embora representem a ponta de uma cadeia de irregularidades, estes trabalhadores não são o alvo dos órgãos de fiscalização. Entre os que têm a missão de combater o desmatamento irregular, há um consenso: os ribeirinhos só exploram a floresta porque faltam políticas públicas que resultem em alternativas de renda.

            Por outro lado, são visíveis as falhas do Estado quando o desafio é combater o grande infrator.  Mecanismos de controle como a exigência dos planos de manejo, criados com a promessa de impedir a extração ilegal, simplesmente não funcionam.  A combinação de fatores como o excesso de burocracia, a falta de estrutura dos órgãos de fiscalização e até a corrupção permitem que documentos sejam fraudados e a madeira continue sendo retirada da floresta.

            Apesar dos estragos provocados pelos madeireiros, o programa mostra que hoje o que mais preocupa é o avanço da fronteira agropecuária. Nos últimos anos, a mata perdeu milhares de hectares que viraram pasto e hoje abrigam até 60 mil cabeças de boi. Um fenômeno que fez com que o estado do Pará passasse a ter o 5º maior rebanho bovino do país. Para enfrentar essa ameaça,  o poder público aposta no projeto Carne Legal. A lógica é responsabilizar todos os envolvidos na cadeia, do pecuarista ao consumidor que é convidado a só comprar carne produzida em fazendas legalizadas.

            O Momento Ambiental especial desmatamento faz  uma espécie de raio-x do problema, além de apontar alternativas de combate à prática  que ainda coloca em risco um dos maiores patrimônios brasileiros.

 

Você pode assistir o programa acompanhando a TV Justiça ou pelos sites: www.youtube.com/momentoambiental ou www.vimeo.com/momentoambiental