Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2011 > Março > CJF e TRF1 avaliam resultados do Mutirão “Judiciário em Dia”

CJF e TRF1 avaliam resultados do Mutirão “Judiciário em Dia”

publicado 31/03/2011 09h45, última modificação 11/06/2015 17h06

O juiz federal coordenador do Mutirão “Judiciário em Dia” no Tribunal Regional Federal da 1.ª Região (TRF1), Saulo Casali, recebeu, nesta quarta-feira, dia 30, a visita de representantes do Conselho da Justiça Federal (CJF). Os juízes federais em auxílio à Corregedoria-Geral da Justiça Federal, Ávio Mozar de Novaes e Márcio Mafra e a secretária da Corregedoria, Denise Guimarães Tângari, se inteiraram dos resultados parciais do mutirão, em curso desde o dia 7 de fevereiro no Tribunal. Até agora, mais de 3.900 processos foram julgados pelas sete turmas suplementares criadas para o “Judiciário em Dia”.

O coordenador ressaltou que a produtividade dos magistrados “tem sido alta e as sessões vêm ocorrendo de forma regular, o que vai garantir que se atinjam os objetivos buscados”. A meta estipulada para o Tribunal é de julgar 52 mil processos num prazo de seis meses. Saulo Casali projeta que, ao fim dos primeiros sessenta dias, o número chegue a 10% do total, com o julgamento de cinco mil ações da Meta 2 do Judiciário.

Para o coordenador, a produtividade será crescente nos próximos meses, devido aos ajustes que estão sendo concluídos nessa fase inicial, especialmente os relacionados aos servidores cedidos aos gabinetes que integram o mutirão. “A gente espera que a vinculação desses servidores à Presidência dê mais estabilidade ao quadro dos juízes. É essencial que os gabinetes estejam devidamente montados”, afirmou após o encontro, avaliado positivamente pelos representantes do CJF.

Outro ponto levantado durante a reunião de acompanhamento foi a descoberta, à medida que as ações foram sendo analisadas, de “questões processuais ou acessórias” que tornam os processos da Meta 2 – protocolizados antes de 2006 – bem mais complexos. Isso explica, por exemplo, a disparidade na produtividade dos magistrados envolvidos. “Os números podem variar, dependendo da natureza dos feitos que foram atribuídos”, explicou Casali. Os dados estatísticos preliminares, referentes à produtividade total e por juiz, já estão disponíveis no sítio do Tribunal. Para ter acesso a eles, basta clicar no banner do mutirão, na página principal, e, em seguida, no link “estatística”.

A próxima reunião de avaliação do Mutirão “Judiciário em Dia” ocorrerá no dia 12 de abril, com a presença do presidente do Tribunal, desembargador federal Olindo Menezes, de todos os juízes federais que integram as turmas suplementares e de membros do CJF e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Com informações do TRF1