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CEJ/CJF capacita servidores do judiciário no curso de LIBRAS

publicado 07/11/2011 07h15, última modificação 11/06/2015 17h06

Com o objetivo de habilitar os servidores a se comunicarem melhor com os portadores de deficiência auditiva, seja na interação no ambiente de trabalho ou no atendimento ao público, o Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal (CEJ/CJF) ofereceu a cerca de 30 servidores do CJF, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) e da Seção Judiciária do Distrito Federal um treinamento na Língua Brasileira de Sinais (Libras). O curso foi realizado entre os dias 12 de setembro e 28 de outubro, com carga horária de 60 horas.

A ação atende à Recomendação 27/2009 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que orienta habilitar cerca de 5% de servidores dos Tribunais em cursos oficiais de libras, custeados pela Administração. O curso cumpre ainda a Lei 10436/06 e o Decreto Federal 5626/2055, que pedem ao poder público em geral formas institucionalizadas de apoiar o uso e a difusão da Língua Brasileira de Sinais - Libras como meio de comunicação objetiva e de utilização corrente das comunidades surdas do Brasil.

De acordo o instrutor Raphael Pereira dos Anjos, o curso foi muito produtivo e ajudará os servidores no contato diário com os colegas de trabalho que sofrem de deficiência auditiva, além de torná-los mais capacitados para atender os públicos que necessitam de atendimento especial. “Eles sairão daqui capazes de se comunicar muito bem e, com certeza, prestarão um serviço de qualidade e de grande importância para a sociedade. Acho que todos se esforçaram para aprender e se saíram muito bem”, diz.

Para o Adegailson Marques, deficiente auditivo da área de digitalização do CJF, sua maior dificuldade era na hora de se comunicar. “Estou muito feliz em fazer esse curso, pois aprendi muito e acredito que agora mais pessoas aqui do CJF conseguirão me entender”, conta.

“O treinamento ajudará a melhorar ainda mais a qualidade do meu trabalho. Com ele, poderei prestar um atendimento melhor e ainda me comunicar com colegas de trabalho que possuem perda de audição. Achei muito produtivo e darei continuidade aos estudos para me capacitar ainda mais”, revela a servidora da Secretaria de Recursos Humanos do TRF1, Conceição Carvalho. “A iniciativa do Conselho sensibilizou o TRF1 que também vai disponibilizar o curso aos seus servidores a partir do primeiro semestre de 2012”, completou.

Com o treinamento, os participantes serão capazes de usar e ler o alfabeto manual e os números; desenvolver vocabulários em sinais para atendimento ao público em Libras; conhecer a função da expressão facial, movimento e espaço na língua de sinais; e compreender o sistema de transcrição das Libras, a partir da configuração das mãos, entre outros.

O curso de LIBRAS faz parte do programa Cidadania Corporativa, que é voltado para a sensibilização, comprometimento e compreensão da missão, visão, valores organizacionais e para a atuação com responsabilidade social. Os conhecimentos desenvolvidos nesse programa envolvem aspectos de cidadania corporativa, que define um padrão de conduta ética e de respeito aos direitos humanos, em relação aos servidores e a sociedade.