Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2011 > Novembro > Via Legal denuncia desvios de medicamentos em hospitais da rede pública

Via Legal denuncia desvios de medicamentos em hospitais da rede pública

publicado 08/11/2011 15h20, última modificação 11/06/2015 17h06

Embora pareça absurdo, o desvio de medicamentos que deveriam ser usados para tratar pacientes internados em hospitais públicos é uma realidade no país. Este é um dos assuntos do Via Legal desta semana que denuncia a falta de controle que poderia evitar o crime. Juliano Domingues traz o desfecho de um destes casos. Remédios retirados de seis hospitais do Recife foram encontrados em clínicas particulares de todo o país. A venda irregular envolvia um esquema controlado por servidores públicos.

Ainda sobre medicamentos, Nara Sarmento mostra a tentativa de empresários do sul do país de se livrarem de uma obrigação imposta pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. A Anvisa exige que, antes de fechar um negócio, os fabricantes procurem saber se a farmácia onde o produto será vendido está regular. A intenção é incluir todos os envolvidos na cadeia produtiva na lista de responsáveis pela fiscalização. O objetivo é evitar prejuízos ao consumidor, como a oferta de produtos piratas. Apesar da reclamação, a Justiça Federal manteve a exigência do governo.

Outro destaque desta edição do Via Legal é um assunto que tem gerado polêmica dentro e fora dos tribunais. Homens solteiros que adotam uma criança querem o direito de ficar quatro meses afastado do trabalho. Viviane Rosa mostra exemplos de quem já conseguiu estender a licença paternidade e outros que ainda brigam nos tribunais pelo benefício. A medida é defendida por especialistas como a melhor forma de estreitar laços e garantir a base de uma relação afetiva que precisa ser construída.

Direto de São Paulo, Erica Resende conta o desfecho de mais uma história envolvendo vítimas da Ditadura Militar. Passadas mais de duas décadas do fim do regime, ainda são muitas as interrogações sobre o período que marcou a história política do país.

Tem ainda, reportagem sobre uma distorção que se repete em boa parte do litoral brasileiro. Muita gente ignora a lei e trata a praia como um patrimônio particular. Denise Moraes esteve em Paraty, umas das regiões mais bonitas do país, para mostrar o problema. Quem impede o acesso de turistas e moradores à areia pode ter que se explicar na Justiça. 
 
O Via Legal é exibido nas TVs Cultura, Justiça, Brasil, além de outras 25 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela internet. www.vialegal.cjf.jus.br ou www.programavialegal.blogspot.com    

HORÁRIOS DE EXIBIÇÃO

TV JUSTIÇA

09 de novembro – quarta-feira 21h30
12 de novembro – sábado 18h30
14 de novembro – segunda-feira 21h30

TV CULTURA
12 de novembro - sábado  07h30

TV BRASIL
(Brasília – canal 02)

13 de novembro– domingo 6h