Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2011 > Setembro > Via Legal destaca tentativas de resistência à pressão imobiliária

Via Legal destaca tentativas de resistência à pressão imobiliária

publicado 06/09/2011 15h45, última modificação 11/06/2015 17h06

O Via Legal desta semana destaca um assunto complicado e que tira o sono de muita gente em todo o país. Como resistir às pressões do mercado imobiliário e garantir qualidade de vida a moradores de áreas tombadas?  Direto de Brasília, Viviane Rosa mostra a tentativa de  impedir a construção de 22 prédios numa área nobre da capital federal. Se o empreendimento for liberado, quem vive no bairro Sudoeste vai ganhar quatro mil novos vizinhos, perder parte da área verde e ser obrigado a conviver com um trânsito ainda mais carregado.

No Rio de Janeiro, os moradores de Camboinhas, um bairro tranqüilo de Niterói, também tentam impedir a construção de oito prédios com quase 650 apartamentos.  O temor é que a chegada dos novos habitantes cause um grande impacto na qualidade de vida do lugar.  Um erro na liberação da licença que permite o corte da vegetação nativa levou à suspensão das obras.  Denise Moraes esteve no bairro para mostrar a reação da comunidade.

Juliano Domingues traz a vitória de uma comunidade do interior da Paraíba. Há sete anos, a zona rural do município de Alagoa Nova foi inundada depois do rompimento de uma barragem construída para garantir o abastecimento de água aos moradores. Cinco pessoas morreram na tragédia que também significou prejuízos para muita gente. Por ordem da Justiça, o governo terá de reconstruir a barragem e ainda garantir o atendimento às vítimas que agora brigam pela responsabilização das empresas responsáveis pela construção.

Do sul do país, vem uma decisão que beneficiou vítimas do descaso dos serviços públicos. Depois de sofrer durante anos com as enchentes, uma moradora de Esteio, na região metropolitana de Porto Alegre, conseguiu autorização judicial para sacar o dinheiro depositado na conta do FGTS. A reportagem é de Nara Sarmento.

O programa também mostra o fim de uma disputa antiga. Um hospital paulista terá de indenizar um jornalista que ficou cego ainda na maternidade. O problema foi causado pelo excesso de oxigênio liberado pela incubadora. Erica Resende conta como a família conseguiu provar na Justiça que houve negligência no atendimento médico.
 
O  Via Legal é exibido nas TVs Cultura, Justiça, Brasil, além de outras 25 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela internet. www.vialegal.cjf.jus.br ou www.programavialegal.blogspot.com    

HORÁRIOS DE EXIBIÇÃO

TV JUSTIÇA

07 de setembro – quarta-feira 21h30
10 de setembro – sábado 18h30
12 de setembro – segunda-feira 21h30

TV CULTURA
10 de setembro  - sábado  08h30

TV BRASIL
(Brasília – canal 02)

11 de setembro – domingo 6h