Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2012 > Abril > Encontro do CEJ/CJF discute projeto de educação corporativa para Justiça Federal

Encontro do CEJ/CJF discute projeto de educação corporativa para Justiça Federal

publicado 18/04/2012 12h50, última modificação 11/06/2015 17h04

Representantes dos setores de capacitação e treinamento das seções judiciárias, dos tribunais regionais federais e do Conselho da Justiça Federal (CJF) se reuniram nos dias 12 e 13 de abril para discutir um projeto de educação corporativa para servidores da Justiça Federal. O encontro foi promovido pelo Centro de Estudos Judiciários (CEJ), na sede no CJF, em Brasília.

Na abertura, a professora doutora da Universidade de São Paulo, Marisa Pereira Éboli, falou sobre os desafios e melhores práticas para a implementação de Universidades Corporativas. Em seguida, os grupos de representantes iniciaram as discussões para definição dos parâmetros que deverão orientar um modelo articulado e alinhado de educação corporativa aplicável a toda a Justiça Federal. De acordo com a Secretária do Centro de Estudos Judiciários, Maria Raimunda Mendes da Veiga, as ideias irão orientar a produção de um plano de ação.

“O momento em que vivemos, com a gestão do atual Diretor do CEJ e Corregedor-Geral da Justiça Federal, ministro João Otávio de Noronha, é de apoio institucional total e de viabilização de recursos aos projetos de capacitação e treinamento. Por isso, também já estamos trabalhando no alinhamento de parâmetros de formação de servidores e magistrados”, destacou Maria Raimunda.

Propostas

Os resultados das discussões sobre o projeto de educação corporativa foram apresentados ao final do evento, quando foram debatidas as propostas de cada grupo de trabalho. Entre as principais sugestões, está a criação de um comitê para coordenar a criação e implantação do sistema nas seções judiciárias e TRFs, a edição de uma resolução do CJF sobre o tema, a implantação de um método de avaliação de resultados e de um plano de comunicação para divulgar as etapas e atividades do programa, bem como a vinculação do projeto ao atual Programa Nacional de Capacitação dos Servidores da Justiça Federal (PNC).

Troca de experiências

A diretora do Núcleo de Acompanhamento e Desenvolvimento Humano da Seção Judiciária de Santa Catarina, Ana Lúcia Silva de Souza, elogiou a iniciativa do CEJ/CJF. “Esse encontro foi interessante porque pudemos conhecer a realidade de todas as unidades e trocar experiências. Também gostei bastante da proposta do Conselho de ouvir os representantes de várias unidades da Justiça Federal para construção do projeto de educação corporativa”, avaliou a participante.

Segundo Liliane Cronemberger, da Seção Judiciária do Distrito Federal, a troca de experiências também foi a principal vantagem do treinamento promovido pelo CEJ. “Cada TRF tem uma realidade completamente diferente que pudemos conhecer neste curso e algumas soluções apresentadas aqui, na área de recursos humanos, podem ser aproveitadas nas demais regiões”, justificou a servidora.