Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2012 > Abril > Via Legal denuncia o abandono de casarões históricos em Salvador

Via Legal denuncia o abandono de casarões históricos em Salvador

publicado 10/04/2012 12h40, última modificação 11/06/2015 17h04

Casarões que guardam parte da história do país estão abandonados em Salvador. A ameaça, que já levou o caso aos tribunais, é um dos assuntos do Via Legal desta semana. O programa mostra como é crítica a situação dos monumentos e de quem é a responsabilidade pelos reparos. A reportagem é de Viviane Rosa.

Outro destaque desta edição é um crime que tem sido praticado por milhares de brasileiros. Na tentativa de pagar menos ou simplesmente não pagar pelos serviços de TV a cabo, muita gente compra conversores que desbloqueiam o sinal das operadoras. Erica Resende explica que uma decisão da Justiça Federal em São Paulo proibiu a venda dos aparelhos e determinou a punição de quem insistir na prática. Só em São Paulo, a estimativa é que 500 mil decodificadores tenham sido vendidos nos últimos anos.

Ainda sobre o tema, o programa relembra a polêmica sobre a cobrança pelos chamados pontos extras. As empresas insistem em cobrar mais caro de quem contrata o serviço, mas segundo o governo, apenas os custos da implantação do serviço podem ser repassados ao consumidor .

Direto de Porto Alegre, Nara Sarmento repercute a decisão que permitiu ao Hospital de Clínicas continuar atendendo pacientes de convênios privados. O Ministério Público Federal havia pedido a suspensão da prática, mas para a Justiça Federal, ela não representa danos aos usuários do Sistema Único de Saúde, o SUS. A unidade, ligada à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) é uma referência em tratamentos de alta complexidade em todo o país.

Do Rio de Janeiro, o destaque são as obras realizadas na região do porto. O local, que durante décadas ficou praticamente abandonado, está passando por reformas para a alegria da comunidade. Por outro lado, há quem reclame já que alguns imóveis estão sendo demolidos. Denise Moraes esteve na região e conversou com pessoas que temem perder o patrimônio. As obras fazem parte da estruturação da cidade para eventos como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.

O Via Legal é exibido nas TVs Cultura, Justiça, Brasil, além de outras 25 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela internet. www.vialegal.cjf.jus.br ou www.programavialegal.blogspot.com