Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2012 > Dezembro > Via Legal mostra o drama de vítimas de doenças graves para ter tratamento adequado

Via Legal mostra o drama de vítimas de doenças graves para ter tratamento adequado

publicado 26/12/2012 16h00, última modificação 11/06/2015 17h04

No Brasil, além da dor, das limitações e do sofrimento, quem tem uma doença rara ainda precisa vencer vários obstáculos para ter acesso ao melhor tratamento. Em São Paulo, vítimas de um tipo de câncer brigam na Justiça para que o governo libere a venda de um produto, apontado como o mais avançado no combate à doença. Erica Resende explica que remédio é este e o que tem feito quem depende do medicamento para continuar lutando pela vida.
Outro destaque desta edição do Via Legal é a reação de pessoas que ficaram doentes depois de receber sangue contaminado. A incidência desse tipo de problema é cada vez menor no país, mas ainda causa transtornos. Juliano Domingues conversou com duas vítimas da negligência do Estado. Por ordem da Justiça Federal, elas serão indenizadas. Trata-se de uma forma de punir os responsáveis pelo erro e também de garantir qualidade de vida a quem precisa conviver com doenças como Aids e Hepatite C.
Viviane Rosa mostra a indignação de estudantes que não entendem os critérios de correção da prova de redação, uma das mais temidas em concursos públicos e vestibulares. A falta de clareza na divulgação da nota tem levado alguns concorrentes aos tribunais. A principal reclamação é que o aluno não fica sabendo que erros cometeu e como agir para melhorar o desempenho nos exames futuros.
O Via Legal apresenta ainda uma reportagem que aborda uma questão polêmica. Até que ponto uma tragédia natural deve ser encarada apenas como fatalidade? No sul do país, a morte de um caminhoneiro deixou claro que, muitas vezes, os acidentes só não são evitados por negligência do Estado. Nara Sarmento conta a história do homem que morreu depois que uma árvore plantada às margens da rodovia despencou sobre o veículo parado no acostamento. 
Denise Moraes esteve no Espírito Santo para mostrar a luta de um grupo de ambientalistas para preservar uma praia usada para a desova de tartarugas marinhas. O espaço faz parte de uma reserva ecológica mas também abriga uma estação da Petrobrás.
O Via Legal é exibido nas TVs Cultura, Justiça, Brasil, além de outras 25 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela internet. www.vialegal.cjf.jus.br ou www.programavialegal.blogspot.com     

 
HORÁRIOS DE EXIBIÇÃO

 

TV JUSTIÇA

26 de dezembro – quarta-feira 21h30

30 de dezembro – domingo 12h

31 de dezembro – segunda-feira 21h30

 

TV CULTURA

29 de dezembro - sábado 7h

 

TV BRASIL (Brasília – canal 02)

30 de  dezembro – domingo 6h