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CJF realiza mutirão durante recesso para digitalização de processos administrativos

publicado 09/01/2012 17h30, última modificação 11/06/2015 17h04

De 19 de dezembro de 2011 a 6 janeiro de 2012, período referente ao recesso forense, o Conselho da Justiça Federal (CJF) promoveu um mutirão interno para digitalização de processos administrativos. A iniciativa integra as atividades de implantação do sistema de gestão eletrônica de documentos do CJF, conhecido como Siga-Doc, que entrou em funcionamento no dia 1º de janeiro deste ano, por meio da Portaria nº 95 de 28/12/2011.

Com o Siga-Doc, os processos físicos do CJF estão sendo encerrados e encaminhados para a central de digitalização, que trabalhou intensamente para disponibilizar aproximadamente 875 peças no sistema eletrônico. Na última semana, além de servidores da Seção de Arquivo, também participaram do mutirão três digitalizadores deficientes auditivos da Associação de Centros de Treinamento de Educação Física Especial (Cetefe) e oito funcionários terceirizados da Subsecretaria de Material e Patrimônio (Suman).

Ainda restam digitalizar cerca de 2.100 processos que já foram encerrados no meio físico e que não deverão mais tramitar no sistema eletrônico, mas mesmo assim precisam ser disponibilizados para consulta dos usuários do Siga-Doc. Todos os processos e documentos físicos serão encerrados e tramitados no sistema Siged para o Arquivo Central, onde serão avaliados e preparados para guarda ou eliminação de acordo com a Tabela de Temporalidade.

De acordo com a Seção de Arquivo, a expectativa é que ainda este ano todo o acervo em papel do CJF esteja disponível no visualizador digital. Em 2012, a equipe do setor estará empenhada em receber os documentos físicos e preparar a listagem para a realização do 5º Descarte de Processos e Documentos Administrativos do CJF. Embora o contrato do CJF com o Cetefe tenha sido encerrado, a metodologia de digitalização foi repassada a alguns dos funcionários terceirizados que darão continuidade ao trabalho iniciado em julho de 2010.