Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2012 > Janeiro > Via Legal recorda casos de corrupção e negligência do Estado

Via Legal recorda casos de corrupção e negligência do Estado

publicado 11/01/2012 14h30, última modificação 11/06/2015 17h04

O Via Legal desta semana relembra decisões judiciais que puniram atos de corrupção em todo o Brasil. Embora o país ainda tenha um longo caminho a percorrer quando o assunto é o combate ao desvio de recursos públicos, muita gente tem sido punida por desrespeitar o que diz a lei.

Juliano Domingues esteve em Correntes, município do interior de Pernambuco, onde as vítimas da corrupção foram os alunos da rede pública. Relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) apontou irregularidades no uso das verbas destinadas à merenda escolar. O prefeito da cidade, que na época dos desvios era secretário de Finanças, foi condenado e pode ir parar na cadeia.

O programa também recorda o drama de famílias de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, que reclamam da demora do Estado para cumprir a tarefa de reconstruir a cidade. Há exatamente um ano, o município foi destruído por fortes tempestades que mataram centenas de moradores. Denise Moraes esteve no local da tragédia para entender porque os R$ 10 milhões repassados pelo governo federal ainda não haviam sido usados.

Na reportagem de Erica Resende, o destaque é a iniciativa de um procurador da República que apresentou à Justiça um processo filme. O pequeno documentário relata a história de agricultores que apostaram em um programa do governo federal para garantir a geração de renda na comunidade. O problema é que a verba pública foi desviada e os projetos não saíram do papel.

Além de episódios de corrupção que foram parar nos tribunais, o Via Legal também mostra um caso de negligência do poder público. Moradores de cidades construídas às margens de rodovias reclamam da falta de passarelas que poderiam evitar acidentes. Em Valparaíso, no interior de Goiás, não faltam histórias de pessoas que morreram tentando atravessar a BR. Já em Betim, cidade de Minas Gerais, o governo foi condenado a indenizar a família de um homem que morreu atropelado.

O Via Legal é exibido nas TVs Cultura, Justiça, Brasil, além de outras 25 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela internet. www.vialegal.cjf.jus.br ou www.programavialegal.blogspot.com    

HORÁRIOS DE EXIBIÇÃO

TV JUSTIÇA

11 de janeiro – quarta-feira 21h30
14 de janeiro – sábado 18h30
16 de janeiro – segunda-feira 21h30

TV CULTURA
14 de janeiro - sábado  07h30

TV BRASIL
(Brasília – canal 02)

15 de janeiro– domingo 6h