Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2012 > Julho > Via Legal mostra consequências de erros e falhas no trabalho de policiais

Via Legal mostra consequências de erros e falhas no trabalho de policiais

publicado 24/07/2012 14h30, última modificação 11/06/2015 17h04

É claro que, quando decide se tornar um policial, a pessoa sabe que vai exercer uma atividade de risco. Também parece óbvio que este profissional deve ter certeza que o Estado fará o possível para evitar os acidentes. Viviane Rosa mostra que nem sempre esses cuidados são tomados e que, por isso, não são raros os casos em que agentes ficam feridos ou até perdem a vida por negligência do poder público. No Distrito Federal, a questão é tão séria que foi parar nos tribunais.
 
Em outra reportagem, o programa repercute uma decisão que promete impedir que aparelhos celulares roubados voltem às ruas. Por ordem da Justiça Federal, as empresas e a Agência Nacional de Telecomunicações, Anatel, devem liberar o acesso à lista de telefones roubados. Nara Sarmento mostra a situação no sul do país onde até a polícia tem dificuldade para acessar o cadastro e combater esse tipo de crime.

Direto de São Paulo, Erica Resende conta que se depender do Ministério Público Federal, os agrotóxicos que têm na fórmula a substância procloraz devem ser retirados do mercado. O pedido, que está sendo analisado pela Justiça, se baseia nos riscos que a substância pode representar para o homem e também para o meio ambiente.  Uma das suspeitas é que ela possa provocar câncer.

Juliano Domingues mostra os obstáculos para a conclusão das obras da Transnordestina. A ferrovia vai ligar Pernambuco ao Ceará, mas os trabalhos esbarram na existência de construções irregulares às margens dos trilhos.  

Outro destaque da edição desta semana do programa Via Legal é o movimento que deve garantir a restauração de um imóvel antigo, que fica dentro no Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro. A casa, que foi a sede de uma fazenda no período colonial, está praticamente destruída. Por ordem da Justiça, o espaço passará por reformas e será liberado para visitação pública. A reportagem é de Denise Moraes. 

O Via Legal é exibido nas TVs Cultura, Justiça, Brasil, além de outras 25 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela internet. www.vialegal.cjf.jus.br ou www.programavialegal.blogspot.com    

HORÁRIOS DE EXIBIÇÃO

TV JUSTIÇA

25 de julho – quarta-feira 21h30
28 de julho – sábado 18h30
30 de julho – segunda-feira 21h30

TV CULTURA
28 de julho - sábado 07h

TV BRASIL
(Brasília – canal 02)

29 de julho – domingo 6h