Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2012 > Julho > Via Legal: uso indevido da internet pode render condenação judicial

Via Legal: uso indevido da internet pode render condenação judicial

publicado 30/07/2012 14h30, última modificação 11/06/2015 17h04

O programa Via Legal desta semana mostra como podem ser graves as conseqüências do uso irresponsável da internet. Uma estudante paulista foi condenada nos tribunais por postar mensagens racistas contra nordestinos. Erica Resende explica que o comportamento virtual tem custado o emprego de muita gente. Por isso, a ordem é ter cuidado na frente do computador.

Ainda sobre o assunto, Viviane Rosa detalha os cuidados que deve tomar quem faz operações bancárias pelo computador. Os roubos de dados e senhas explicam a quantidade de golpes aplicados por quadrilhas especializadas em crimes virtuais. Os clientes que só utilizam os terminais eletrônicos também não escapam dos riscos. 

Outro assunto abordado nesta edição é a decisão de permitir que o Hospital Centenário, que atende milhares de moradores do sul do país, continue com as portas abertas. Um parecer do Conselho Regional da Medicina havia sugerido a interdição da unidade, mas a direção conseguiu suspender a ordem depois de recorrer à Justiça. Entre os problemas do hospital estão a falta de médicos e equipamentos, além das condições precárias de higiene.      

Juliano Domingues esteve em Mossoró, no Rio Grande do Norte, para acompanhar a visita de uma comitiva ao presídio federal que funciona na cidade. A intenção é aperfeiçoar as medidas de segurança e também os projetos de reeducação como os que permitem que o preso trabalhe ou faça cursos profissionalizantes.. Em todo o Brasil, cinco presídios compõem o Sistema Penitenciário Federal, responsável por abrigar os presos mais perigosos do país. 
 
O programa mostra ainda a condenação do Exército por causa de um disparo acidental que atingiu o rosto de uma criança, no Rio de Janeiro. No momento do acidente, a menina assistia um desfile militar. Denise Moraes explica que na Justiça, o desfecho do caso foi bem diferente da conclusão das investigações internas, realizadas pelas Forças Armadas. Apenas nos tribunais, foi assegurado o direito da vítima de ser indenizada por danos morais.

O Via Legal é exibido nas TVs Cultura, Justiça, Brasil, além de outras 25 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela internet. www.vialegal.cjf.jus.br ou www.programavialegal.blogspot.com    

HORÁRIOS DE EXIBIÇÃO

TV JUSTIÇA

01 de agosto – quarta-feira 21h30
04 de agosto – sábado 18h30
06 de agosto  – segunda-feira 21h30

TV CULTURA
04 de agosto - sábado 07h

TV BRASIL
(Brasília – canal 02)

05 de agosto – domingo 6h