Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2012 > Junho > CEJ/CJF discute plano de educação corporativa para a Justiça Federal

CEJ/CJF discute plano de educação corporativa para a Justiça Federal

publicado 29/06/2012 15h55, última modificação 11/06/2015 17h04

O plano de educação corporativa para a Justiça Federal começou a ser traçado nesta semana, durante as atividades do curso sobre o tema promovido pelo Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal (CEJ/CJF). De 26 a 28 de junho, representantes dos setores de capacitação e treinamento das seções judiciárias, dos tribunais regionais federais e do CJF se reuniram, em Brasília, para discutir propostas adequadas à realidade de cada uma das cinco regiões, que atendam aos objetivos estabelecidos no modelo de planejamento estratégico da Justiça Federal.

A coordenação das atividades do curso ficou a cargo da professora doutora da Universidade de São Paulo (USP), Marisa Pereira Éboli, que orientou os participantes com relação aos principais aspectos e parâmetros necessários à elaboração do projeto. “O objetivo foi oferecer capacitação para que eles colocassem a mão na massa”, conta. Segundo ela, em primeiro lugar, foi preciso discutir as competências da Justiça Federal para em seguida debater propostas de estruturação do sistema de educação corporativa.
“Foi um processo trabalhoso, mas muito positivo. Não podemos dizer que o projeto foi concluído, contudo, os grupos de trabalho fizeram em três dias aquilo que uma consultoria demora meses para elaborar. Isso porque os participantes construíram as sugestões a partir da própria experiência. Agora, eles já têm um esqueleto do projeto de um sistema de educação corporativa para toda a Justiça Federal, que reflete as necessidades das regiões”, avalia a professora.

Na opinião de Marisa Éboli, a implantação desse plano de ação poderá elevar a Justiça Federal a um patamar de modernização e excelência judiciária e administrativa. “Para dar esse salto e ter uma sistematização da formação, é preciso que se tenham pessoas qualificadas em todos os níveis”, conclui. A próxima etapa do curso acontecerá nos dias 6, 7 e 8 de agosto e os representantes das cinco regiões e das seções judiciárias irão trazer os resultados das discussões realizadas com suas unidades. De acordo com o coordenador de estudos e pesquisas do CEJ, Edmilson Cavalcante de Oliveira, o objetivo desta etapa do curso foi atingido. “Vamos voltar a revisar o que foi feito para chegar ao final com um produto de primeira linha”, adianta.